Florada do ipê amarelo colore as ruas de Petrolina


O espetáculo está ocorrendo um pouco antes da chegada da primavera, prevista para segunda-feira, 23 de setembro. Amarelo dos Ipês espalhados por Petrolina começa a colorir a cidade
A florada da Craibeira, a árvore que também é conhecida como Ipê Amarelo, começou a colorir as ruas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O espetáculo está ocorrendo um pouco antes da chegada da primavera, prevista para ter início na segunda-feira, 23 de setembro.
A Craibeira ou Ipê Amarelo é típica do cerrado do país, mas se adaptou bem à caatinga. A árvore pode chegar a 20 metros de altura, um crescimento ordenado, viável para a arborização urbana. A sombra alivia as altas temperaturas. Além disso, a espécie é indicada para reflorestamento de áreas degradadas e equilibra a flora e fauna.
“A planta tem vários nomes. Essa planta Craibeira ou Caraibeira, a gente chama de Ipê Amarelo, Ipê Amarelo do Serrado. O nome científico dela é Tabebuia Aurea, mas ela é conhecida por essa variedade de nomes. É uma planta que dá uma sombra muito boa, e que não traz nenhum prejuízo para os pássaros e insetos, como abelhas. Além de ser amiga da fauna, é amiga da flora”, explica o biólogo Vladimir Nunes.
Começou a florada do ipê amarelo em Petrolina
Reprodução/ TV Grande Rio
Mas, toda exuberância da Craibeira tem prazo de validade, pois a floração da planta dura, em média, apenas uma semana.
Em Petrolina, é possível ter acesso gratuitamente a mudas de ipê amarelo no Viveiro Municipal, que funciona no Parque Municipal Josepha Coelho. Os interessados devem realizar um cadastro e escolher até quatro mudas de ipês ou de outras seis mil espécies de árvores e plantas nativas e exóticas cultivadas. As Craibeiras começam a florescer depois de dois anos do plantio da muda.
Mudas de ipê amarelo no viveiro municipal de Petrolina
Reprodução/ TV Grande Rio
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Adicionar aos favoritos o Link permanente.