Retratos da Região: ‘Capital’ do Vale do Ribeira, Registro tem problemas na saúde e no transporte


Dos três candidatos a prefeito na cidade, dois já administraram o município. Porém, nenhum deles nasceu em Registro (SP). Registro, SP, é a maior cidade do Vale do Ribeira
Carlos Abelha/TV Tribuna
Registro, no interior de São Paulo, possui a maior população do Vale do Ribeira e é a cidade considerada ‘capital’ da região por abrigar a melhor infraestrutura, contando com instituições estaduais e federais. No entanto, os problemas enfrentados pelos moradores são proporcionais ao tamanho do município. A população espera que haja melhorias em áreas como mobilidade e saúde na próxima gestão municipal. Na cidade, há três candidatos à Prefeitura de Registro, sendo dois ex-prefeitos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O maior comércio do Vale do Ribeira está em Registro e, em 2022, o setor representava 16% dos empregos com carteira assinada na cidade, que tem quase 60 mil habitantes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Registro recebeu 5,6 mil novos moradores em 12 anos, um aumento de mais de 10% comparando os dois últimos censos.
O crescimento populacional, porém, é um desafio para os governantes. Para a analista de Recursos Humanos Amanda Pereira Calegari, o trânsito é um dos problemas, pois fica congestionado em horários de pico.
“Tem que melhorar bastante [..]. Uma cidade tão pequena assim e ter todo esse transtorno aí no trânsito. E a parte também das vias, tem lugares que tem bastante buraco, as vias esburacadas poderiam melhorar”, explicou em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
A saúde também é um dos pontos que precisa de mais atenção do poder público. Segundo o autônomo Valderes Aparecido Da Silva, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) necessita de melhorias. “Você vai na UPA e, por ter muita gente, demora muito para ser para ser atendido. Às vezes, a pessoa está numa situação meio crítica”, afirmou.
Mobilidade urbana é problema em Registro (SP)
Carlos Abelha/TV Tribuna
Lazer
O comerciante José Carlos de Alencar sente falta de atividades para os jovens, principalmente, na cultura e no esporte. “Uma escola que desse uma formalização melhor para as crianças, para tirar eles de alguns problemas sociais. Acho que isso seria bom para a cidade, algum lugar que tivesse eventos diários”, afirmou.
O pequeno Oscar Ferreira Franco, de 11 anos, gostaria de espaços de lazer gratuitos em Registro. “Queria que tivesse várias coisas para as crianças brincarem, só que seja de graça porque tem gente que passa necessidades. Eu queria que tivesse uma quadra aqui e uma rede de vôlei”, disse.
Área rural
Se por um lado Registro tem vários elementos de cidade grande, por outro conserva características de municípios que fazem parte das margens do Rio Ribeira de Iguape. Uma dessas características é a área rural.
Cerca de 8% dos empregos na cidade são gerados pelo agronegócio, que conta com cabeças de gado, plantações de eucalipto e extração de madeira. Também há uma empresa de mineração que extrai matéria-prima para a fabricação de fertilizantes. Por conta disso, muitos caminhões circulam nas estradas de terra, que são cercadas pela Mata Atlântica e várias bananeiras.
O Quilombo de Peropava fica a aproximadamente 10 km da área urbana. O produtor José Cabral tem uma horta de produtos orgânicos na comunidade e, apesar de diversificar na produção, o carro-chefe é a farinha de mandioca, tradição dos quilombolas.
“A gente vai na roça, arranca a mandioca, traz para casa, raspa e aí faz o processo”, explicou, dizendo que o trabalho só para quando o produto está pronto na embalagem e vai para o mercado. “Sai bastante. Eles pedem 150 kg, 100 kg. Conforme pede, a gente vai fazendo”.
Também produtora rural, Maria Isidora Alves seguiu a tradição da família na produção da farinha de mandioca. Dos 64 anos de vida dela, mais de 50 foram dedicados à produção orgânica.
Além de participar do trabalho artesanal, ela ainda vende o produto na feira uma vez por semana, mas sente falta de investimento do poder público na área. “A gente vai no ônibus para feira e leva as coisas que a gente faz no ônibus. Se tivesse uma ajuda, a prefeitura pudesse ajudar a gente com um carro para levar as coisas, pegar as coisas da gente, levar, eu acho que seria melhor”.
Ela também acredita que Registro poderia ter mais eventos para venda de produtos artesanais, pois também produz pães com biomassa da banana, cuscuz de arroz, entre outras receitas.
Transporte, saúde e educação
Os moradores também enfrentam outras dificuldades no dia a dia na área rural. “Precisamos de estrada boa para roça”, disse José. Já Maria considera a saúde precária. Segundo ela, há apenas uma médica no posto de saúde, que é na área urbana.
“A gente vai de manhã para passar com ela, aí ela atende tanta gente e, às vezes, a gente perde horário [do ônibus] de voltar para casa, aí tem que ficar o dia inteiro na cidade”.
José também sente falta de uma escola para as crianças do Quilombo, pois a que tinha foi fechada. “Está tudo fechado e abandonado no mato”, lamentou. Segundo ele, as crianças e adolescentes precisam estudar na área urbana e, para isso, pegam uma van de madrugada na estrada, precisando encarar o escuro e animais como cobras.
Eleições
Em Registro, há três candidatos a prefeito: Renato Bolsonaro (PL), Samuel (PSD) e Sandra Kennedy (PT). Dentre eles, somente Renato nunca esteve à frente da administração municipal da cidade.
Samuel foi prefeito de Registro por dois mandatos seguidos: de 1997 até 2004. Na última eleição federal, em 2022, ele foi candidato a deputado federal e eleito suplente. Já Sandra foi governante do município de 2008 a 2012. Atualmente, ela é vereadora da cidade, pois foi eleita em 2020.
Renato Bolsonaro não participou das últimas disputas eleitorais. A mais recente candidatura dele foi em 2016, quando saiu como candidato a prefeito de Miracatu, mas não venceu.
Nenhum dos três concorrentes nasceu em Registro e, inclusive, dois são mineiros: Samuel é natural de Governador Valadares (MG) e Sandra de Divisa Nova (MG). Renato, por sua vez, nasceu em Jundiaí (SP).
Na disputa pela Câmara Municipal de Registro, há 186 candidatos a vereador, sendo três considerados inaptos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Confira os detalhes clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.