Dia do gaúcho: entenda a origem da data e por que se tornou feriado

Dia do gaúcho: entenda a origem da data e por que se tornou feriadoFoto: Reprodução

Nesta sexta-feira é comemorada uma das datas mais importantes do estado do Rio Grande do Sul. O dia 20 de setembro representa o Dia do Gaúcho e é marcado por shows, desfiles e muitas celebrações. Mas você sabe o motivo por trás de tanta festa?

Seja você gaúcho ou de outro estado, essa é uma história bem interessante e que vale a pena conferir ou relembrar! Então, veja agora a origem por trás da celebração.


Você também pode gostar:


Descubra a origem do Dia do Gaúcho

Considerado feriado em todo o Rio Grande do Sul, o Dia do Gaúcho relembra o início da Revolução Farroupilha. Também conhecida como Guerra dos Farrapos, o movimento foi motivado principalmente pela insatisfação que a população sentia durante o Período Regencial. Ela começou no dia 20 de setembro de 1835 pela elite gaúcha que não estava satisfeita com a política fiscal vigente na época.

Assim, os proprietários de terra do Rio Grande do Sul não concordavam com os altos impostos e elevadas taxas de exportação de produtos como charque, couro e sebos. Essa foi a revolta mais duradoura do período regencial no Brasil, chegando ao fim em 1845.

Portanto, o Dia do Gaúcho visa celebrar e homenagear a história, identidade e tradição do estado, e é na verdade o ultimo dia da Semana Farroupilha, que começa no dia 13 de setembro. A semana possui uma agenda cultural cheio de eventos que valem acompanhar!

Para a infelicidade dos outros brasileiros, este feriado é apenas no Rio Grande do Sul. Quer saber qual será o próximo feriado nacional em dia útil? Confira clicando aqui!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.