Atletas revelados pelo Referência F.C se destacam na Copinha 2024

O Referência F.C é um clube de Embu das Artes, região metropolitana de São PauloDivulgação

A Copa São Paulo de Futebol Júnior se encerra nesta quinta-feira (25). Na edição de 2024, diversos atletas revelados pelo Referência F.C não só disputaram o campeonato, como também se destacaram.

O meia Felipe Chiqueti, do Athletico-PR, se destacou desde a primeira rodada da Copinha, sendo decisivo na campanha do time. Ao lado dele, João Victor também foi um dos grandes nomes do CAP. Ambos, segundo Walter Júnior, presidente do Referência, chegaram quando ainda era um projeto.

Cauê Nascimento é outro atleta que vem do time de Embu das Artes. O zagueiro participou da Copa São Paulo defendendo as cores do RB Bragantino. O Referência, inclusive, tem direito a um percentual do jogador em caso de venda.

Além deles, o goleiro Murillo Victorio, do Goiás, que já defendeu as cores do Referência, esteve presente na campanha do time goiano. “A presença desses jogadores na Copinha 2024 é um reflexo do bom trabalho de formação de atletas do clube, que está conseguindo colocar jovens na base dos grandes ao redor do país”, comenta Walter.

O maior objetivo da equipe sempre foi a revelação de jogadores para grandes times do Brasil, e em cinco anos, já conta com mais de 30 atletas liberados para clubes como Atlético-MG, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, entre outros.

Sonho de todo jogador de base A Copinha, maior vitrine para esses jovens talentos, é disputada pelas categorias de base de clubes de todo o Brasil com jogadores entre 15 e 21 anos. A média de público da competição é de cerca de 10 mil pessoas por jogo. O torneio é transmitido por algumas emissoras, o que o torna acessível a um grande público e aumenta sua visibilidade não só no Brasil, como no mundo todo.

Nomes como Cafu, Kaká, Lucas Moura, Casemiro, Robinho, Neymar, Gabriel Jesus, Vágner Love, Fred, Deco, Marquinhos, Malcom, Lucas Paquetá, Paulo Roberto Falcão, Raí, Dida e Endrick são exemplos de jogadores revelados pela competição, ou seja, a importância do torneio na carreira do jogador é inegável. 

“O Referência é um clube que está fazendo a diferença na vida de crianças e jovens, oferecendo oportunidades para desenvolverem suas habilidades e talentos, ajudando-os a alcançar seus objetivos dentro do futebol”, pontua Walter.

Referência na Copinha Para conseguir revelar talentos, o Referência tem apostado em melhorias. No ano passado, foi criado no clube a categoria sub-20, o que é essencial para que, num futuro próximo, possa jogar a Copinha. 

“Esse ano, a gente disputa o Campeonato Paulista sub-20, então desde o ano passado, estamos desenvolvendo a formação do elenco sub-20 para estrear esse ano, para preparar esse time, pelo menos uma espinha dorsal e comissão técnica para a Copinha do ano que vem”, comenta o presidente do clube.

“A gente cogitou participar neste ano, mas como é a nossa linha, a gente tenta sempre colocar os pés no chão e fazer as coisas passo a passo, então está dentro do nosso planejamento a Copinha em 2025, porém não vamos aparecer com o sub-20 direto, a gente vai fazer um ano de Paulista, entender a categoria, estar bem ambientado para aí sim ter esse novo desafio”, completa Walter.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.