Novo Datafolha impõe escolha que pode salvar ou afundar Marçal

A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (19/9), mostrou um segundo turno entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSol), com Pablo Marçal (PRTB) estagnado em terceiro lugar. O levantamento impõe uma escolha que pode salvar — ou ser fatal — ao ex-coach.

A pesquisa mostrou Ricardo Nunes com 27%,Guilherme Boulos com 26% e Pablo Marçal com os mesmos 19% da semana passada.

Marçal agora terá que escolher entre manter a estratégia agressiva, que transforma todo debate numa banheira do Gugu, ou buscar o que seria uma estranha moderação.

A primeira opção é fundamental, na avaliação da campanha de Marçal, para mantê-lo vivo nas redes sociais e no noticiário. Cada recorte que viraliza com uma presepada faz frente à falta de tempo do PRTB no horário eleitoral. Foi o que fez Marçal aparecer como um candidato antissistema e roubar um belo pedaço do eleitorado bolsonarista de Ricardo Nunes.

A segunda opção, inescapável num eventual segundo turno, para conseguir conquistar o centro, talvez tenha que ser antecipada para que o ex-coach consiga baixar a rejeição e superar ou Ricardo Nunes ou Guilherme Boulos e passar para a segunda parte da disputa.

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores paulistanos de terça-feira (17/9) até esta quinta. Encomendado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento teve margem de erro de três pontos para mais ou para menos e está registrado na Justiça Eleitoral no número SP-03842/2024.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Threads

Adicionar aos favoritos o Link permanente.