
Os níveis de açúcar no sangue são uma preocupação para quem tem pré-diabetes ou diabetes. Diversos estudos sobre o consumo dos mirtilos demonstram alguns efeitos positivos na regulação da glicose.
Graças ao alto teor de antioxidantes e fibras, eles melhoram a sensibilidade à insulina e reduzem a insistência a esse hormônio. É importante considerar como eles são combinados com a dieta.
Algumas das melhores formas de consumir os mirtilos para reduzir os níveis de açúcar no sangue podem ser adaptadas de forma simples e rápida.

Estudos confirmam que o mirtilo é a melhor fruta para limpar os rins e prevenir doenças – Foto: Unsplash/ND
Como baixar os níveis de açúcar no sangue consumindo mirtilos?
Em jejum e ao natural
De acordo com um estudo publicado no The Journal of Nutrition, comer mirtilos inteiros melhora a resposta glicêmica em pessoas com pré-diabetes e ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue.
Nesse caso, é melhor consumi-los frescos e antes do café da manhã. Isso pode ajudar a estabilizar a glicose. Devido à suas fibras, a absorção dos açúcares é mais lenta e evita picos glicêmicos.
Em vitaminas
Por suas características, os mirtilos são fáceis de combinar com outros alimentos para baixar os níveis de açúcar no sangue. Uma das formas de consumo é em vitaminas, junto com fontes de proteína e gorduras saudáveis (como iogurte ou sementes de chia).
Dessa forma, os efeitos positivos na regulação da glicose são potencializados, pois a liberação do açúcar no sangue acontece de forma mais gradual.
Desidratados e sem adoçantes
Já os mirtilos desidratados são uma alternativa saudável, desde que não contenham açúcares adicionados.
Para minimizar as oscilações na glicose e baixar os níveis de açúcar no sangue, recomenda-se consumi-los junto com oleaginosas (amêndoas, nozes, amendoim), que fornecem gorduras saudáveis e proteínas benéficas.
Folhas também são úteis
As folhas do mirtilo vermelho também contêm compostos bioativos que podem melhorar a resposta insulínica. Atualmente, há estudos que documentam seu uso na medicina tradicional para reduzir a variação glicêmica após as refeições.
Congelados
Quando os mirtilos são congelados, a maioria dos nutrientes e antioxidantes é preservada. Assim, eles podem ser armazenados para uso posterior em saladas, vitaminas, iogurtes ou combinados com oleaginosas.

Além de prevenir a demência, o mirtilo promove uma boa saúde geral do corpo – Foto: Pexels/ND
O acompanhamento ideal para cereais integrais
Os mirtilos são um ótimo acompanhamento para aveia ou quinoa. Ao combiná-los, favorece-se o controle glicêmico, pois a fibra desses cereais ajuda a retardar a absorção dos carboidratos e evita variações bruscas nos níveis de açúcar no sangue.
Em qualquer um desses casos, a principal recomendação é evitar o consumo de açúcares adicionados se o objetivo for reduzir os níveis de glicose no sangue.
Embora exista base científica que apoie seu consumo, a saúde é uma questão individual. Portanto, em casos de pré-diabetes ou diabetes, recomenda-se consultar um especialista antes de incluí-los na dieta.