Turma da Paz de Madureira é a primeira escola de samba feminina

Turma da Paz de Madureira é a primeira e única escola de samba femininaReprodução/Divulgação

A escola de samba Turma Paz de Madureira, (TPM), é a primeira e única escola a desfilar na categoria bronze. O desfile ocorreu neste domingo, (18), em que o samba enredo foi “Quem diz que mulher não é valente? Imperiana, presente!”, apresentado por 600 mulheres. 

A Turma Paz de Madureira começou originalmente como um bloco e permaneceu assim por 10 anos. Apenas em 2022 surgiu a proposta de se tornar uma escola de samba. No ano passado, a agremiação passou pelo Grupo de Avaliação e conquistou o terceiro lugar com o enredo “Oyá Senhora dos Ventos e o Mistério das Águas”, o que assegurou sua estreia na Série Bronze do Carnaval deste ano. Agora a escola de samba sonha em chegar a Sapucaí.

A escola de samba feminina do Brasil contou com o apoio da Vult, pertencente ao Grupo Boticário. A marca de beleza quer dar cada vez mais visibilidade e reconhecimento a mulheres nos mais diversos postos dentro das agremiações, como na bateria e intérpretes, contribuindo para uma cultura mais inclusiva e igualitária, por isso, ajudou a Turma Paz de Madureira levar para Intendente Magalhães o enredo de Bárbara Rigaud reinterpretando a obra “Lugar de mulher é onde ela quiser”, apresentada pelo G.R.E.S Império Serrano no Carnaval de 2020.

Por meio das alas e alegorias, a escola trouxe uma narrativa de empoderamento e inspiração ao falar sobre o universo feminino, homenageando mulheres fortes de diversas áreas da política, cultura, esporte e cura, como exemplo da Tia Maria do Jongo e Tia Eulália, que lutaram por ideais e se tornaram ícones culturais, impulsionando oportunidades para várias outras mulheres.

A escola foi a sétima a se apresentar e contou com 16 alas, como a ala Maria Quitéria, representando policiais e heroínas de guerra; Garimpeiras, buscando uma vida sem abusos ou exploração; a ala das Formandas, representando o futuro igualitário; Empreendedoras, reforçando que a mulher pode ocupar a posição que ela quiser; a ala Jogadora Martas, que presta homenagem a rainha do futebol brasileiro, Marta; e a ala das passistas 40+, representando as Deusas do Fogo.

A comissão de frente, com coreografia de Kátia Bezerra, evidenciou a temática “A vitória de Sonia Mato Grosso do Sul” com mulheres conquistando espaços através de sonhos da aldeia para o plenário, por meio da educação, luta e resistência. Já o carro abre alas destacou o universo feminino rompendo barreiras através de conquistas com fantasias representativas como Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea e libertou os escravos, em 1888, Raquel de Queiroz, primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 1977 e Carmem Miranda, primeira artista brasileira multimídia, cantora, atriz e dançarina.

A presidente Bárbara Rigaud fala sobre a emoção de desfilar com sua agremiação pela primeira vez. “A força e a garra dessas mulheres transformam os nossos dias e tentamos transmitir isso no nosso desfile. É uma grande alegria e uma grande emoção compartilhar essa realização com todos que torcem pela gente e poder dar espaço a tantas mulheres incríveis. Queremos avançar para a série prata e fazer uma festa ainda mais bonita em 2025 até conseguirmos chegar ao nosso maior sonho, que é a Sapucaí! Tenho certeza que juntas conseguiremos alcançá-lo”, diz.

A marca de beleza Vult transformou o desfile da Turma da Paz de Madureira com investimentos nos carros alegóricos, fantasias de todas as alegorias e uniformes para a equipe de apoio. Além disso, a marca conectou diversas profissionais da beleza, formadas pelo projeto social 220 Vults para assinar a beleza das integrantes que foram destaques das alegorias com a nova linha de maquiagem Colors, que representa a beleza das expressões da brasileira. “Vult celebra o orgulho e acreditamos que cada mulher pode chegar aonde ela quiser. Queremos que a Turma da paz de Madureira tenha mais reconhecimento e se torne uma gigante no Carnaval, impulsionando o sonho de mais de 600 mulheres que têm orgulho da sua trajetória e querem voar mais alto”, comenta Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

“É muito importante para nós recebermos a ajuda de marcas que valorizam a diversidade da nossa cultura e que estão dispostas a transmitir nossas histórias, promovendo a representatividade feminina. Esse auxílio da marca não vai ajudar somente o nosso Carnaval, mas também as mulheres que frequentam as oficinas, a nossa casa, que é o Barraco das Marias, localizado em Madureira”, finaliza a presidente da agremiação. 

Composta por 600 mulheres, a Turma da Paz de Madureira (TPM) é a primeira escola de samba feminina do mundo, a única presença masculina na agremiação é o mestre-sala, por exigência da Super Liga Carnavalesca do Brasil. A escola começou originalmente como um bloco e permaneceu assim por 10 anos, apenas em 2022 surgiu a proposta de se tornar uma escola de samba. No ano passado, a agremiação passou pelo Grupo de Avaliação e conquistou o terceiro lugar com o enredo “Oyá Senhora dos Ventos e o Mistério das Águas”, o que assegurou sua estreia na Série Bronze do Carnaval deste ano. Agora a escola de samba sonha em chegar a Sapucaí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.