
O Papa Francisco apresentou, na tarde desta sexta-feira (28), um quadro de “crise isolada de broncoespasmo”, resultando em vômito e agravamento súbito do quadro respiratório. A informação foi divulgada pelo Vaticano. O pontífice de 88 anos está no hospital e luta contra uma pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões.

Papa Francisco teve piora no quadro de saúde nesta sexta-feira (28) – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
Conforme o comunicado do Vaticano nas redes sociais, Francisco “apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e agravamento súbito do quadro respiratório”.
Após essa crise, será necessário aguardar de 24 a 48h para avaliar as condições clínicas do papa. Francisco, segundo a nota, permanece “alerta e bem orientado”.
Ver essa foto no Instagram
Internação do Papa Francisco completa duas semanas
Nesta sexta-feira, a internação do pontífice completou duas semanas. Francisco está no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. O líder da Igreja Católica teve quadro de insuficiência renal leve durante esse período.
O Vaticano não informou por quanto tempo o papa deve permanecer no hospital, mas anunciou que ele não vai liderar o serviço anual da Igreja, na próxima semana, que marca a abertura da Quaresma.
A cerimônia de Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março, inicia o período de 40 dias que antecedem o domingo de Páscoa. O rito será conduzido por uma autoridade do Vaticano.