Afrocine: cidade do Sul de SC recebe Festival de Cinema antirracista

Entre os dias 18 e 20 de setembro, Criciúma, no Sul de Santa Catarina, recebe o Festival de Cinema Afrocine. Por meio de exibições de filmes, rodas de debate, conversas, oficinas e palestras, o evento tem como principal objetivo promover a educação antirracista. A programação ocorrerá em quatro instituições de ensino da cidade.

Em 2023, o NEABI realizou uma sessão de cinema com exibição do filme Medida Provisória (2020) para debater as relações raciais no Brasil a partir da ficção científica em questão. – Foto: Instagram/@neabi_unesc/ND

Festival de Cinema Afrocine em Criciúma

Segundo a coordenadora do Neabi (Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas) da Unesc, Normélia Ondina Lalau de Farias, a exibição dos curtas e médias-metragens abordarão questões raciais, sociopolíticas e territoriais. “Esperamos sensibilizar o público sobre essas temáticas que são tão pertinentes, tão urgentes a ser tratadas com a sociedade”, afirma.

Ao todo, serão realizadas sete sessões com exibição de dez obras cinematográficas, sendo quatro voltadas para a acessibilidade, sete rodas de conversa sobre os filmes, três palestras e dois mini cursos sobre produção audiovisual. A programação do festival acontecerá no Colegião (Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos), no Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Sociedade Recreativa União Operária e no Neabi.

O longa-metragem Mares do Desterro, de Sandra Alves, será o primeiro a ser apresentado no Afrocine – Foto: Instagram/@neabi_unesc/ND

A abertura do Afrocine será por conta da fotógrafa, documentarista, artista visual e midiativista, Sandra Alves, às 19h, no Neabi, na Unesc. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo por meio da Fundação Cultural de Criciúma, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.