Entrevista com Eslane Paixão tem perguntas sobre saúde, lazer e abastecimento de água


Candidata do UP à Prefeitura da capital baiana foi entrevistada diante da “Maquete de Salvador”, patrimônio tombado pelo município e com mais 100m². Entrevista com Eslane Paixão tem perguntas sobre saúde, lazer e abastecimento de água.
TV Bahia
A candidata à prefeitura de Salvador pelo Unidade Popular (UP), Eslane Paixão, foi a entrevistada desta quinta-feira (12) na série “Salvador na Palma da Mão”, projeto de eleições do BATV, da TV Bahia. Ele respondeu perguntas e apresentou propostas diante da “Maquete de Salvador”, patrimônio tombado pelo município e com mais 100m².
Ao longo da entrevista, conduzida pelo apresentador Fernando Sodake, a candidata Eslane Paixão respondeu perguntas sobre saúde, equipamentos de lazer, abastecimento de água, meio ambiente e mobilidade. Cada uma das perguntas teve como foco uma área da cidade e foi sorteada pelo próprio candidato diante da região em questão. O partido da candidata não tem representação no Congresso Nacional, por esse motivo, o tempo da entrevista foi mais curto. Veja como foi a entrevista:
Urna 1: Região das Cajazeiras e entorno – 25 bairros
Pergunta: Moradores de Cajazeiras reclamam da falta de UPAs na localidade. Segundo eles, a unidade mais próxima é em Valéria. Existe previsão do projeto de governo de criar UPAs em Cajazeiras.?
Resposta: A candidata afirmou que, caso eleita, vai implementar Unidades de Pronto Atendimento na região. Segundo ela, entre as prioridades da sua gestão estará a atenção com as famílias com crianças com microcefalia. Ela citou que o plano de governo inclui também projeto para construção de postos de saúde.
“Tem bairros na nossa cidade que ainda não possuem um posto de saúde, a gente entende que isso é a nossa prioridade. Não dá mais para famílias terem que chorar a perda de seus parentes porque a nossa saúde não é prioridade”, argumentou.
🎧 OUÇA: Maquete de Salvador, iniciada na década de 70, é montada integralmente pela primeira vez após 50 anos
Urna 2: Região de Ipitanga, Itapuã e entorno – 9 bairros
Pergunta: No Bairro da Paz, com mais de 20 mil habitantes, existem poucos equipamentos de lazer e esporte para a comunidade. A senhora tem um projeto nesse setor para o bairro?
Resposta: Eslane Paixão afirmou que os equipamentos de esporte, lazer, cultura, cinema e teatro não devem ser privilégio de uma pequena parcela da população. Segundo ela, a falta de acesso a esses equipamentos é realidade em toda a cidade. Para a candidata, diante desse cenário, todos os bairros merecem atenção.
Confira a notícias sobre Eleições na Bahia
Eslane Paixão participa do projeto “Salvador na Palma da Mão”.
TV Bahia
Urna 3: Região da Barra, Pituba, Centro e Brotas – 43 bairros
Pergunta: Em alguns lugares de Salvador, como na Avenida Centenário, próximo ao hospital Santo Amaro, o vazamento de água limpa é recorrente. Segundo o DataBrasil, 57% da água tratada é perdida no caminho até as torneiras dos consumidores, bem maior que a média nacional que é de 32%. Como a prefeitura pode ajudar a preservar água, recurso tão importante?
Resposta: A candidata do UP sinalizou que o problema acontece também em outras regiões da cidade e afirmou que é necessário que a gestão tenha atenção com o tema. Eslane ponderou que enquanto há locais com esse desperdício, existem famílias em alguns pontos da capital que enfrentam dificuldades com o abastecimento de água.
Quem eu escolho? Ferramenta reúne candidatos a prefeito e vereador em todas as cidades
Urna 4: Cidade Baixa, Liberdade, São Caetano e entorno – 56 bairros
Pergunta: Na região da Península de Itapagipe, com belas praias e antes point de turismo náutico, vemos um ar mais poluído, além da construção de marinas que avançam sobre a água com estruturas de banheiro, por exemplo. Qual projeto a senhora tem para essa área?
Resposta: A candidata do UP afirmou que o projeto dela é preservar as áreas que não foram agredidas e não sofreram intervenções. Eslane Paixão afirmou há descaso, ataque e destruição ao meio ambiente em Salvador. Ela defendeu que a prefeitura esteja do lado da classe trabalhadora, do povo que acessa as praias, daqueles que dependem do turismo, e acrescentou que a gestão deve fiscalizar.
Confira na íntegra os debates com candidatos às prefeituras de cidades do interior da Bahia
Urna 5: Subúrbio, Valéria, Pau da Lima e entorno – 36 bairros
Pergunta: Segundo o Observatório de Mobilidade, Salvador perdeu mais de 100 linhas e 49% dos ônibus que circulam na cidade estão sucateados. Como a candidata pretende resolver essa questão?
Resposta: Eslane Paixão destacou que é usuária do transporte público e vê de perto o estado de manutenção dos veículos. Como proposta para resolver o problema, a candidato afirmou que, caso eleita, vai criar uma empresa pública municipal de transporte.
Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 417 municípios da Bahia
Tire dúvidas frequentes sobre eleições municipais na Bahia
Considerações finais
Diante da “Maquete de Salvador”, Eslane Paixão escolheu a região do subúrbio para fazer suas considerações finais. Ela afirmou que, caso eleita, fará uma gestão com olhar para as pessoas e que governe para todos.
A candidata afirmou que a proposta do seu plano de governo é dar atenção e resolver os problemas e as chagas do subúrbio e da Cidade Baixa. Segundo ela, a região vem há muito tento sendo abandonada.
A Maquete
Maquete de Salvador foi montada integralmente após 50 anos
Rede Bahia
A maquete foi idealizada pelo arquiteto, urbanista e professor Francisco Assis Reis (1926 – 2011), sergipano radicado na Bahia que, em 1973, sugeriu ao então prefeito Clériston Andrade a construção de uma ferramenta que permitisse a visualização de toda a capital baiana.
A primeira apresentação da maquete ao público foi em março de 1975, em uma exposição nos pavimentos do Elevador Lacerda. Na época, ela tinha aproximadamente um terço dos módulos que a compõem na atualidade. São 109 que ocupam mais de cem metros quadrados, quando montados.
A maquete representa toda a porção continental do município e aparece como obra em constante atualização, pois novos módulos são inseridos à medida que mudanças urbanas acontecem. A proporção em escala equivale a uma Salvador reduzida em duas mil vezes.
Na montagem é possível verificar alterações em avenidas como a Vasco da Gama, além de conferir as áreas verdes, praças e sistemas de transporte, como metrô e BRT.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos das eleições 2024 💻
,

Adicionar aos favoritos o Link permanente.