
A certificação CFP (Certified Financial Planner) tem se consolidado como um selo de qualidade para profissionais que atuam com planejamento financeiro. Durante entrevista ao Papo de Dinheiro, Fátima Teixeira, gerente de certificação da Planejar, destacou a importância desse reconhecimento e como ele diferencia os especialistas da área. Segundo ela, “a certificação CFP é uma distinção. Ela dá um selo de excelência no atendimento de planejamento financeiro”.
A certificação não é obrigatória para atuar na área, mas representa um diferencial significativo na carreira dos planejadores financeiros. O selo exige que o profissional tenha experiência comprovada e passe por um rigoroso exame, além de aderir a um código de ética. “O profissional CFP tem uma distinção, um selo de que realmente sabe do que está falando. É excelência no atendimento do planejamento financeiro”, enfatizou.
Nos últimos anos, a busca pela certificação CFP tem crescido no Brasil, especialmente entre assessores de investimento e profissionais do setor bancário. “Nos últimos cinco anos a gente vem percebendo que os profissionais não só do private mas outros profissionais de outros segmentos das instituições financeiras estão vendo o valor que tem essa certificação”, explicou a especialista.
Atualmente, mais de 10 mil profissionais no Brasil possuem a certificação. Muitos profissionais que buscam a certificação CFP estão em transição de carreira, seja dentro do próprio mercado financeiro ou migrando de outras áreas para atuar com planejamento financeiro.
Segundo Fátima Teixeira, esse movimento é cada vez mais comum, especialmente entre profissionais que desejam uma abordagem mais consultiva no atendimento a clientes. “É uma opção de carreira que tende a crescer, especialmente para quem busca um plano B de atuação profissional”, explicou.
A formação e a exigência do CFP também garantem uma atuação baseada em princípios éticos e responsabilidade com os clientes. “Se o profissional está atendendo um cliente e, por ventura, não tem um conhecimento aprofundado para atender num planejamento sucessório, como um exemplo é da competência dele do princípio ético chamar um profissional que tenha esta competência para atuar com ele”, disse.
Para quem deseja obter o selo CFP, a jornada é desafiadora. O candidato precisa cumprir requisitos de experiência, aprovação no exame e elaboração de um plano financeiro. “A gente chama de jornada porque de fato são requisitos que exigem um tempo e uma dedicação deste profissional”, comentou.
O post Certificação CFP: diferencial no planejamento financeiro apareceu primeiro em BM&C NEWS.