
Três estudantes de Santa Catarina conquistaram medalhas durante o ITMC 2025, um concurso internacional de matemática realizado na Tailândia.

Jovens catarinenses garantiram medalhas no concurso de matemática – Foto: Arquivo pessoal/ND
Os estudantes Samantha Luiza Salm e Víctor Hugo do Amaral, de Blumenau, e Vitor Sbizera Simões, de Balneário Camboriú, foram os jovens que conquistaram as medalhas para o Brasil.
Após enfrentarem diversas etapas com mais de 600 jovens de nove países diferentes, Samantha e Vitor conquistaram a medalha de bronze, enquanto Víctor Hugo ficou com a medalha de prata.
Estudantes do IFC Blumenau foram convidados a participar de concurso de matemática
Ao conquistarem uma medalha de ouro regional e uma prata nacional na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, a equipe composta por nove estudantes foi convidada para participar do ITMC 2025.
Entretanto, o alto custo da viagem representava um grande desafio para os estudantes, que não tinham condições de arcar com os gastos para Bangkok, capital da Tailândia, e local de realização do concurso de matemática.
Sabendo da dificuldade em custear a viagem, o IFC buscou alternativas para financiar os custos junto ao governo federal, por meio do MEC. No entanto, como o período estava próximo do encerramento do exercício fiscal, não seria fácil obter os recursos.
Uma vakinha chegou a ser iniciada pelos estudantes, junto a Associação de Pais e Servidores do IFC Blumenau. Mas o valor arrecadado não foi o suficiente para o pagamento integral da viagem.
Diante dessa situação, a equipe debateu sobre a possibilidade de custear individualmente a viagem para o concurso de matemática. Dessa forma, ficou decidido que apenas dois alunos conseguiriam arcar com os custos da viagem, utilizando o valor arrecadado durante a campanha, que foi dividido entre a dupla de estudantes Samantha Luiza Salm e Víctor Hugo do Amaral.

Apenas dois estudantes da equipe viajaram para a Tailândia – Foto: Arquivo pessoal/ND
“A sensação é uma mistura de emoções. Ao mesmo tempo que eu estou muito feliz em poder ter essa experiência, em ter essa conquista que gerei junto com a minha equipe, eu ainda sinto também um pouco da ansiedade”, disse Samantha ao portal ND Mais, antes da viagem para o concurso de matemática.
Em outra fala, ela comentou sobre a importância da presença de catarinenses nessas competições.
“Eu acho que a gente participar desses eventos mostra como o Brasil tem realmente grandes talentos em diversas áreas do conhecimento, inclusive na matemática. E eu acho que isso é fortíssimo, porque é a educação que está movendo o nosso país também”, concluiu a jovem.