
Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril, pelo site do programa. Em 2024, representante do Acre foi Eglaíny Inácio da Silva, da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul. Jovem Senador 2025: Estudantes do Acre já podem se inscrever no programa
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Estudantes do Acre já podem se inscrever na edição de 2025 do Programa Jovem Senador. A iniciativa oportuniza a alunos do ensino médio de escolas públicas a experiência de uma semana inteira no Senado Federal, em Brasília, atuando como senadores. As inscrições vão até o dia 30 de abril por meio do site do programa.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A iniciativa seleciona 27 jovens, sendo um representante de cada estado, para conhecer e vivenciar o trabalho dos parlamentares brasileiros no Congresso. Podem participar alunos de até 19 anos completados até 31 de dezembro deste ano.
Os vencedores vão participar da Semana de Vivência Legislativa, marcada para ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto no Distrito Federal. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo programa tanto para os estudantes quanto para seus professores orientadores.
“Durante o evento, os jovens senadores vão conhecer o funcionamento do processo legislativo, debater propostas e elaborar sugestões que poderão se tornar projetos de lei”, diz o programa.
A seleção é feita por meio de um concurso de redação que, em 2025, terá como tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.
LEIA TAMBÉM:
Estudante do interior do AC é selecionada para o programa Jovem Senador 2023: ‘chorei e agradeci muito’
‘Anestesiada’, diz estudante selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2024
Os alunos interessados passam por duas etapas de seleção, sendo uma estadual e outra realizada pelo Senado. Este ano, a etapa estadual vai ser realizada dia 30 de maio e a nacional dia 13 de junho. O anúncio dos vencedores serão feitos até dia 27 de junho.
Os candidatos do Acre podem se escrever na etapa estadual com ajuda do representante da escola que estuda. A redação deve ser encaminhada para o Programa no Departamento de Inovação da Secretaria de Educação e Esporte do Estado (SEE). O regulamento, a ficha de inscrição e outras informações podem ser conferidas no site do Jovem Senador.
Representante de 2024
Em 2024, a selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador foi Eglaíny Inácio da Silva, aluna da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. No ano passado, o tema do programa foi ‘Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia’.
O g1 conversou com a estudante, que disse que, inicialmente, a ideia era apenas treinar para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O incentivo veio de amigos, familiares e da professora orientadora, Elisângela Oliveira.
“Nisso foi noites e madrugadas assistindo vídeo aula para ter um norte de por onde começar, queria apenas garantir a minha nota. Em um dia qualquer quando estava falando dessa redação com os meus amigos na hora do almoço, um deles pediu pra colocar pra competição, de imediato ri e disse que [a redação] não saia nem da escola mesmo falando isso ele insistiu e fiquei com isso na minha cabeça”, complementou.
Eglaíny Inácio da Silva, da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, foi a jovem senadora 2024 do Acre
Arquivo pessoal
O processo de organização e divulgação do programa é feito em Brasília, no Senado Federal, com a equipe do Senado, onde elaboram o edital, fazem a seleção da temática e como vai ser regido o processo. Segundo a coordenadora estadual do programa, Jeane Cristina Souza Aguiar, no ano passado foram 17 redações inscritas no Acre, inclusive, com participação, inclusive, de uma escola indígena pela primeira vez.
O processo de avaliação consiste na formação de uma comissão de avaliadores com experiência em correção de redação, que avaliam os textos sem saber o município e nem o autor. Cada estado fica encarregado de escolher as três melhores que serão enviadas à comissão nacional. Este ano, as redações finalistas foram duas de Cruzeiro do Sul e uma de Sena Madureira.
Histórico
Desde 2008, o Acre envia representantes para o programa. Mas, somente a partir de 2011, os alunos premiados no Concurso de Redação passaram a atuar como Jovens Senadores.
Além de 2024, Cruzeiro do Sul já teve representantes no programa em outras sete edições, sendo o município acreano com o maior número de participações: 2011, 2013, 2015, 2018, 2019, 2022 e 2023.
Rio Branco fica em segundo lugar com seis participações, e Brasiléia com uma. Por conta da pandemia de Covid-19, não houve edições em 2020 e 2021. Esta foi a 4ª vez que a escola Craveiro Costa leva representantes. Veja abaixo o histórico de representantes da instituição de ensino:
Eglaíny Inácio da Silva – 2024
Giulia Lima Mendes – 2018
Eduarda Moura Pinheiro – 2015 (2ª colocada nacional)
Alex Uilian Almeida de Alencar – 2011
VÍDEOS: g1