Férias em SP: roteiro cultural para fazer usando a Linha Amarela

null
São Paulo se mantém como uma grande fonte de atividades culturais para turistas de outros locais e moradores que decidiram não viajar durante as férias. Neste sentido, um dos destaques fica para o percurso no entorno da Linha Amarela do metrô, que interliga a Vila Sônia, na zona oeste, à Luz, no Centro.
Na cidade com o maior número de falantes da língua portuguesa no mundo, a estação da Luz abriga um museu dedicado à língua. O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 com projeto assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Por lá, é possível conhecer a história do idioma, passando por suas raízes latinas e interações indígenas, africanas, árabes, entre outras.
Para participar desta programação, não precisa pagar nada: só chegar e brincar.
Uma das principais referências em artesanato de tradição e arte popular na cidade, a Paiol é uma loja que reúne trabalhos de mais de 400 grupos e artesãos de todas as regiões do Brasil. Com uma recém-inaugurada unidade na esquina entre a rua Fradique Coutinho e Arthur de Azevedo, em Pinheiros, da zona oeste de São Paulo, além da venda, o espaço propõe também experiências imersivas.
null
Fundado em 2019, o Instituto Artium de Cultura, instituição sem fins lucrativos, ocupa o Palacete Stahl na rua Piauí, em Higienópolis. A propriedade de 1700 m² e arquitetura eclética, foi construída entre 1920 e 1921 no estilo Luis XVI com objetivo de hospedar a primeira representação diplomática da coroa da Suécia em São Paulo.
Celebrando 90 anos de vida, ele é um dos principais expoentes da arte povera, movimento artístico que consiste na reutilização de materiais tidos como inúteis, como a sucata, para a formação de esculturas e obras de arte.
Até o dia 28/01, é possível visitar “Ensaios para o Museu das Origens” que acontece no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, e também no Itaú Cultural, na avenida Paulista. A exposição é inspirada na proposta de Mario Pedrosa para a reconstrução do MAM-Rio depois de atingido por um incêndio em 1978.
O objetivo é apresentar um percurso pela história do Brasil, tomando a arte e a cultura como alicerces e passando pela memória de múltiplas ancestralidades.
Acompanhe todos os conteúdos do iG Turismo! Acesse o site no link abaixo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.