Adeus aos dias de 24 horas: a partir desta data, Terra terá 60 minutos a mais

Quem nunca desejou um dia com uma hora extra? Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, afirmam que esse desejo pode se tornar realidade devido a uma alteração na rotação da Terra.

Imagem de relógio velho horas

Uma alteração na rotação da Terra pode adicionar uma hora extra ao ciclo diário – Foto: Canva/ND

O estudo da TUM indica que pequenas variações no movimento do planeta podem, ao longo de milhares de anos, adicionar uma hora extra ao ciclo diário, fazendo com que os dias durem 25 horas.

Alteração na rotação da Terra: por que causa a mudança na duração de dias?

A pesquisa utilizou um laser anular instalado no Observatório de Wettzell para monitorar a rotação da Terra. Em apenas duas semanas, os cientistas detectaram uma variação de seis milissegundos. Embora pareça um valor pequeno, essas alterações são cumulativas e podem impactar a duração dos dias ao longo de milênios.

Imagem de planeta Terra cortado ao meio com outra linha por cima indicando a rotação em meio as estrelas

Essa alteração na rotação da Terra está ligada a processos internos do planeta, como a movimentação do núcleo líquido e das placas tectônicas, além da interação gravitacional com a Lua – Foto: Canva/ND

Essa alteração na rotação da Terra está ligada a processos internos do planeta, como a movimentação do núcleo líquido e das placas tectônicas, além da interação gravitacional com a Lua. Estudos da NASA indicam que a Lua possui um papel fundamental na estabilidade da rotação terrestre, mas também contribui para sua desaceleração gradual.

Com isso, dados do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas sugerem que a atração gravitacional da Lua está afastando o satélite da Terra cerca de 3,8 centímetros por ano, o que influencia diretamente a dinâmica da rotação planetária.

Como essa alteração na rotação da Terra pode impactar a vida no planeta?

Caso a duração dos dias realmente aumente, os efeitos podem ser observados em diversas áreas. Os ritmos circadianos humanos, regulados pela exposição à luz solar, poderiam se adaptar a um ciclo mais longo, o que poderia afetar padrões de sono e produtividade.

Imagem do planeta Terra em meio à escuridão e as estrelas

Além disso, ecossistemas que dependem de ciclos diários bem estabelecidos também poderiam sofrer adaptações, especialmente organismos que seguem fotoperíodos para reprodução e alimentação – Foto: Canva/ND

O aumento de duração dos dias também pode influenciar as marés, que são diretamente controladas pela interação gravitacional entre a Terra e a Lua. Segundo um estudo publicado na revista Nature Geoscience destaca que a alteração na rotação da Terra pode afetar a intensidade das marés e, consequentemente, modificar padrões climáticos a longo prazo.

Embora essa alteração na rotação da Terra ocorra de forma lenta e gradual, o monitoramento constante da rotação terrestre é essencial para entender como esses processos podem impactar a Terra no futuro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.