PF deflagra operação contra possível vazamento da prova do Enem

EnemFernando Frazão/Agência Brasil – 05/11/2023

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (24) uma operação contra suspeitos de vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no município cearense de Sobral.

A ordem judicial foi deferida pela Justiça Federal em Sobral, no Ceará. A Polícia Federal informou, por meio de nota, que “foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do ENEM em redes sociais, por um investigado em Sobral/CE.”

A investigação teve início após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pelas provas. Os agentes descobriram que um suspeito em Sobral teria vazado a prova de redação.

A PF declarou que “há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame.”

O morador da cidade cearense está sob suspeita de crime de fraude em certame de interesse público. As penas podem chegar a oito anos de prisão. A operação recebeu o nome “Limite Virtual” para alertar sobre os limites nas redes sociais.

Quanto ao vazamento da prova, os candidatos realizaram a redação do Enem 2023 em 5 de novembro do ano passado. O Inep acionou a Polícia Federal quando cópias do exame circularam nas redes sociais antes do horário permitido para os estudantes saírem com os cadernos de prova.

Na mesma data, a Polícia Federal já havia identificado oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões do Enem 2023 durante a aplicação do primeiro domingo.

Apesar disso, os organizadores do exame afirmaram que não havia informação de postagem do conteúdo antes do horário estipulado. Segundo o Inep, as imagens começaram a circular após o início da aplicação.

tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Na semana passada, o Ministério da Educação divulgou os resultados, revelando que 60 alunos obtiveram nota máxima na redação, representando um aumento de 233% em relação ao Enem 2022. O texto discursivo, pontuado de 0 a 1.000, pode ser crucial para o ingresso no ensino superior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.