
O Lago da Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi interditado na tarde de segunda-feira (24) para a aplicação de inseticida como medida de controle e prevenção de pragas. A ação deve durar cerca de três dias. O local foi afetado por um surto de carrapatos em capivaras e a prefeitura do município havia decretado situação de emergência.

Lago da Pedra Branca é interditado para aplicação de inseticida – Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Segurança Pública de Palhoça/Instagram/ND
Segundo a Prefeitura de Palhoça, a interdição foi uma ação conjunta entre a Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca, a administração municipal e a Defesa Civil.
Durante esse período, a recomendação é de que a população evite o contato com os animais e a permanência no local. Porém, não há nenhuma forma de impedimento físico como barreiras ou cercas limitando o acesso das pessoas.
MPSC cobrou ações da Prefeitura de Palhoça sobre situação no Lago da Pedra Branca
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) enviou, no dia 6 de fevereiro, uma solicitação para a Prefeitura de Palhoça cobrando ações urgentes para combate ao surto de carrapatos.
Em dezembro de 2024, o órgão já havia instaurado uma notícia de fato para que fossem adotadas as primeiras medidas preventivas à superpopulação de capivaras.

Palhoça decretou situação de emergência após surto de carrapatos em capivaras no Lago da Pedra Branca – Foto: Instagram/Sou Pedra Branca/@soupedrabranca/ND
Situação de emergência foi decretada após surto de carrapatos e caso de febre maculosa
No dia 31 de janeiro, Palhoça decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelo surto de carrapatos, no bairro Cidade Criativa Pedra Branca. Segundo o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, o decreto foi estabelecido após um morador ser identificado com febre maculosa, transmitida pelos carrapatos.

Situação de emergência em Palhoça foi decretada após caso de febre maculosa – Foto: Internet/Reprodução/ND
“A superpopulação de capivaras tem trazido esse problema. As pessoas acabam alimentando elas, não identificando que é um animal silvestre. A alimentação faz com que elas fiquem sempre por aqui [na região do Lago da Pedra Branca]”, relatou o prefeito.
As capivaras são consideradas vetores de carrapatos porque abrigam o carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa, permitindo que o parasita complete seu ciclo de vida e se espalhe para novas áreas.