
O Galatasaray acusou o técnico José Mourinho, do rival Fenerbahçe, de racismo. Isso em função de uma declaração do treinador após o empate sem gols no clássico, nesta segunda-feira (24), pelo Campeonato Turco.
– Se ele fosse um árbitro turco, depois do mergulho no primeiro minuto… e o banco deles, pulando como macacos, em cima do garoto… Se fosse um árbitro turco, você teria um cartão amarelo com um minuto e depois com cinco minutos eu teria de substituí-lo – declarou o técnico, ao ser perguntado sobre o zagueiro Yusuf Akcicek.

Mourinho é acusado de racismo na Turquia – Foto: Fenerbahçe / Divulgação
O Galatasaray, por meio das redes sociais, comunicou que pretende fazer uma queixa criminal contra José Mourinho.
VÍDEO! Puskás para ele? Modric desafia o tempo: ‘Lenda’
– O técnico do Fenerbahçe, José Mourinho, tem usado regularmente palavras depreciativas contra o povo turco desde que chegou ao país. Agora, ele adicionou uma retórica desumana às suas declarações imorais. Declaramos nossa intenção de iniciar um processo criminal relativo às declarações racistas feitas por José Mourinho e, consequentemente, apresentaremos denúncias à Uefa e à Fifa por suas falas racistas – afirmou o clube turco.
Árbitro aborda Messi, pede camisa e autógrafo e será punido
Fenerbahçe defende Mourinho
Nesta terça-feira (25), o Fenerbahçe saiu em defesa de Mourinho e avisou que irá tomar medidas legais contra “calúnia patética” contra o técnico.

Fenerbahçe saiu em defesa do técnico português – Foto: Fenerbahçe / Divulgação
História de amor: jogador alemão casou com a mascote do time
– Uma declaração feita por Mourinho após o jogo foi tirada completamente de contexto e deliberadamente distorcida. Como toda pessoa de bom senso pode ver e compreender, as expressões utilizadas por Mourinho para descrever a reação extrema da equipe adversária às decisões do árbitro não podem de forma alguma ser associadas ao racismo. Tentar retratar esse discurso como racista é uma abordagem completamente malévola. Gostaríamos de informar que exerceremos nossos direitos legais em relação a esta calúnia patética que visa a tirar a concorrência do campo, mudar a agenda e manipulá-la – postou o Fenerbahçe.