
O atendimento será por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento. Mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Alexandre Simonini/Detran RJ
O Detran-RJ promove até a próxima quinta-feira (27), um mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os postos de identificação civil do estado do Rio de Janeiro. O atendimento será feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, respeitando a capacidade de cada unidade.
Como solicitar o documento
A primeira via da CIN é gratuita, sem cobrança de taxas ou necessidade de pagamento de Duda. Para solicitar o documento, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento e o CPF. Os postos de atendimento funcionam das 8h às 17h, mas nas unidades localizadas dentro de shopping centers, o horário é das 9h às 18h.
O que muda na nova identidade?
A nova Carteira de Identidade Nacional tem o CPF como número único de identificação, o que ajuda a evitar fraudes. Caso o cidadão ainda não tenha CPF, ele pode solicitá-lo pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e Cartórios de Registro Civil.
O documento conta com um QR Code que permite verificar sua autenticidade e identificar se foi furtado, clonado ou extraviado. Além disso, possui um código internacional conhecido como MRZ, utilizado em passaportes, o que facilita seu uso em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Elementos gráficos adicionais também foram incorporados para dificultar falsificações.
Versão digital disponível
A CIN também pode ser acessada no formato digital pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. Após a emissão da versão impressa, o cidadão pode baixar o documento no app, disponível para dispositivos Android e iOS.