
Novo Nordisk tem papel importante nos avanços para combater a doença. Novo Nordisk tem uma trajetória de mais de 100 anos dedicada à ciência.
Novo Nordisk/Divulgação
Tratar a obesidade como algo simples é fechar os olhos para toda a complexidade existente por trás de uma doença crônica . Reconhecida assim pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição está longe de ser apenas uma questão de peso pontual. A ciência que explica a doença também progride e inova com objetivo de derrotá-la.
A endocrinologista Priscilla Olim de Andrade Mattar, explica a necessidade de compreender os multifatores por trás da doença, caracterizada pelo excesso de gordura no corpo¹, e de tratá-la com a orientação de especialistas. “A obesidade é uma doença crônica complexa, e perder peso não é apenas uma questão de comer menos e fazer mais atividades físicas. Com o cuidado adequado, as pessoas com obesidade podem alcançar uma perda de peso sustentada, que realmente faz a diferença para sua saúde”, destaca.
Vice-Presidente da Área Médica da Novo Nordisk, ela esclarece que, embora muitas pessoas acreditem na capacidade de gerenciar o peso por conta própria, isso não é tão simples assim. Fatores que acontecem dentro e fora do corpo podem influenciar. “Para pessoas com obesidade, perder peso é um desafio. A programação de seus corpos funciona para levá-los de volta ao seu peso inicial. No cérebro, é como se houvesse interruptores que ajustam o gasto energético de uma pessoa até que os quilos perdidos sejam recuperados”, acrescenta Priscilla.
Pesquisa e inovação no tratamento da obesidade
Autoridade em ciência e no cuidado do diabetes no Brasil e no mundo, a Novo Nordisk tem uma trajetória de mais de 100 anos dedicada à pesquisa e, nas últimas décadas, teve papel fundamental nos avanços para impulsionar mudanças para derrotar novas doenças crônicas, incluindo a obesidade.
O objetivo é fornecer um amplo portfólio de soluções inovadoras para apoiar a saúde de pessoas impactadas a longo prazo. São mais de 25 anos de pesquisa, que têm beneficiado milhões de pessoas que vivem com obesidade por meio de novas opções e ferramentas para otimizar o tratamento da doença e reduzir o risco de complicações relacionadas – ligada a mais de 200 comorbidades , a obesidade pode ocasionar outras doenças crônicas, como doença cardíaca, câncer, acidente vascular cerebral e diabetes².
Para isso, a farmacêutica está sempre em busca de novas descobertas científicas, com investimentos em ciência, tecnologia e inovação. “Estamos tentando identificar onde exatamente no cérebro estão os ‘interruptores’, pois, então, estudaríamos se é algo que podemos tratar para que, um dia, possamos ajudar pessoas com obesidade a ‘redefinir’ seu peso para um novo, mais saudável”, complementa Priscilla.
Acesse o site da Novo Nordisk e veja como a companhia está trazendo um novo norte para derrotar a obesidade no Brasil e no mundo.
BR25NNM00008
1 . World Health Organization. Obesity and overweight. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight. Acesso em: 06/02/2025
2. Guh DP et al. The incidence of co-morbidities related to obesity and overweight: a systematic review and meta-analysis. BMC Public Health. 2009 Dec 8;9:88.