Volkswagen vai investir R$ 13 bilhões nas fábricas de São Paulo, para produção de 16 novos modelos


O valor representa 81,25% do investimento de R$ 16 bilhões anunciados para o Brasil. Foco será o lançamento de novos carros flex, além de injeção nem eletrificados, de híbrido leve a 100% elétrico. Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP)
divulgação/Volkswagen
A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (23) que vai destinar R$ 13 bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo. O valor representa 81,25% dos R$ 16 bilhões anunciados pela montadora em seu último ciclo de aportes.
De acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, o dinheiro chega para que as plantas de São Paulo recebem projetos inéditos e com foco em descarbonização, “fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028”.
“Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos”, complementa o executivo.
O estado de São Paulo concentra três das quatro fábricas da Volkswagen no Brasil.
A mais antiga é a de São Bernardo do Campo (SP), inaugurada em 1959 e foi a primeira da montadora fora da Alemanha. Há uma segunda unidade em Taubaté (SP) e outra em São Carlos (SP), focada em produção de motores.
A única planta fora do estado de São Paulo fica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná. Os R$ 3 bilhões restantes serão enviados para lá
Hoje, a fábrica paranaense é responsável apenas pelo SUV T-Cross. Com o valor extra, a linha de montagem terá dois novos veículos, o sedã Novo Virtus — que não para de ser produzido também na unidade Anchieta — e uma picape ainda inédita.
Deste total, a fabricante garantiu que utilizará parte para o lançamento de 16 novos carros e um deles totalmente criado no Brasil. O montante envolve carros com novo motor híbrido, soluções para os modelos 100% elétricos e também os flex tradicionais.
A plataforma permite soluções híbridas leve, onde a economia de combustível gira em cerca de 10%, a tradicional para motorização elétrica que traciona as rodas e reduz drasticamente o consumo de gasolina ou etanol, indo até o plug-in onde o carro pode rodar em modo 100% elétrico.
O novo motor híbrido, ainda sem informações específicas, será desenvolvido na planta de São Carlos (SP) e estará na plataforma MQB Hybrid.
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Linha de montagem da Volkswagen no Brasil
Volkswagen está investindo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028
O novo aporte entra em linha com outros dois investimentos de peso anunciados pela montadora. O primeiro foi de R$ 7 bilhões divulgados em 2020 e, neste ano, outro de R$ 9 bilhões, totalizando R$ 16 bilhões para todo o país.
Começando pelo investimento mais antigo, os R$ 7 bilhões estão em distribuição entre 2022 e 2026. O primeiro fruto deste aporte foi lançado no ano passado com o Polo Track, versão de entrada do carro mais vendido do Brasil — segundo dados de julho da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Enquanto este montante segue sendo trabalhado, a Volks anunciou neste ano um novo aporte de R$ 9 bilhões e este tem foco nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).
O novo aporte de R$ 9 bilhões será aplicado entre 2026 e 2028. O valor envolve o investimento em projetos para 16 novos veículos, incluindo modelos híbridos e totalmente elétricos.
Nos planos também estão um novo motor para veículos híbridos e uma plataforma dita como “inovadora, tecnológica, flexível e sustentável”. Esta nova motorização será produzida em São Carlos (SP), enquanto uma picape está em desenvolvimento para a unidade fabril de São José dos Pinhais (PR).
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