
Após a semana nacional de mobilização contra a dengue nas escolas, o Ministério da Saúde e o MEC (Ministério da Educação) anunciaram que as ações continuarão até 11 de abril. Em Santa Catarina, todos os 295 municípios aderiram ao programa, que abrange 4.075 escolas e cerca de 994,7 mil alunos.

Casos de dengue registra aumento em várias cidades catarinenses – Foto: PMJlle/Reprodução
A iniciativa, chamada “Escolas Livres da Dengue – Semana Nacional de Mobilização nas Escolas”, ocorreu entre 17 e 21 de fevereiro. O objetivo foi envolver estudantes, profissionais da saúde e a comunidade escolar na prevenção da dengue, Zika e chikungunya.
O Programa Saúde na Escola (PSE), responsável pela ação, mobilizou cerca de 90 mil escolas em todo o país, com a participação de 10 a 15 milhões de estudantes. Desde o biênio 2019/2020, o número de escolas participantes aumentou 11,5%.
Aumento de casos de dengue no país motivou mobilização nacional
O período epidêmico de 2024 já registrou 323.246 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 30,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 246.957 casos.

Cidades estão usando técnica conhecida como fumacê para prevenção da doença – Foto: Divulgação/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ND
Durante a semana de mobilização, as escolas promoveram atividades educativas para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de aulas sobre os sintomas das arboviroses.
Gincanas, peças teatrais e concursos de desenho e redação também foram realizados para engajar os estudantes e ampliar a conscientização sobre a importância da saúde ambiental.

Programa promoveu atividades educativas para identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
As ações continuarão até 11 de abril, reforçando a prevenção e o combate à dengue em todo o país.