Entenda por que tem mais dengue com o El Niño e por que a situação pode piorar ainda mais

A chegada do verão e a maior incidência de chuvas no período traz sempre, no Brasil, a preocupação com a dengue, já que o mosquito que transmite a doença se prolifera em águas paradas. Mas o período, agora, é ainda mais desafiador por causa do El Niño.
Como explica o médico infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a dengue é uma doença que convive com a gente. “O mosquito convive com o homem, ele evoluiu para conviver com o homem”, explicou ele em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (24).
“A epidemia depende de vários fatores, mas um dos principais é se você tem um aumento de temperatura que favorece a proliferação do mosquito, se você tem um período de chuvas intensas. E isso aparece, principalmente, nesse período de de El Niño.”
“A gente está vivendo um verão com uma onda de calor muito grande. E quanto maior a temperatura, [mais] o mosquito busca mais sangue dos humanos”, complementou o especialista, que também é autor do livro “A história das epidemias”.
Stefan também explica que é esperado um pico da epidemia para o final de março e começo de abril, o que gera uma “perspectiva grande de piorar o quadro”.
Ouça a íntegra do episódio aqui.
Especialista fala sobre o risco iminente de novas epidemias de dengue no Brasil
Infectologista fala sobre o impacto da vacina para conter a dengue no Brasil
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O que você precisa saber:
Em 2024: boom de casos de dengue dobra em relação a 2023
Em 2023: número de casos de dengue passa de 1,6 milhão
Vacina: SUS vai priorizar a imunização de crianças e jovens
Ministério da Saúde: recebe 750 mil doses de vacina para o SUS
Teste de dengue: resultado pode sair entre 15 minutos e 8 dias
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.