Hospitais de Joinville e Blumenau têm lotação e pacientes chegam a deitar no corredor; VÍDEO


Em Blumenau, idosa estava no chão esperando atendimento. Em Joinville, casos suspeitos de dengue lotam unidade. Pacientes esperam por atendimento em hospital de Blumenau, SC
Hospitais de duas das maiores cidades de Santa Catarina enfrentam lotação e longa espera nestes dias de carnaval. Em Blumenau, uma idosa chegou a deitar no chão enquanto espera por atendimento (assista acima). Já em Joinville, cidade mais populosa do estado, a rede pública de saúde opera na capacidade máxima e com muitos atendimentos de pacientes com sintomas de dengue.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Blumenau
Os hospitais da cidade têm enfrentado lotação no começo desse semana. O município é o terceiro maior de Santa Catarina, com 361.261 habitantes, de acordo com o Censo 2022.
O principal hospital em Blumenau que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) é o Santo Antônio. No local, pessoas aguardam no chão para serem chamadas. Também na unidade foi flagrada a situação da idosa que estava deitada no corredor.
Pacientes aguardam no chão por atendimento em hospital de Blumenau
Emilli Schnaider/Arquivo pessoal
No Hospital Misericórdia, no bairro Vila Itoupava, também há registro de alta procura por médicos. Por conta do carnaval, todos os postos de saúde de Blumenau estão fechados e a cada dia apenas um ambulatório geral abre.
Emilli Schnaider relata que chegou ao Hospital Santo Antônio às 8h30 desta terça-feira (13) com a irmã. A suspeita da família é de dengue, com base nos sintomas apresentados pela mulher.
Quatro horas depois, a paciente tinha passado pela triagem e aguardava no pronto-socorro ser chamada.
O que diz o hospital
O gerente do Hospital Santo Antônio, Rafael Branco Betuol, conta que a média diária de atendimentos é de 250 pacientes. Na segunda (12), o número quase dobrou: foram 455. Nesta terça, de acordo com o responsável, o cenário não estava muito diferente, mesmo com seis médicos no pronto-socorro.
No Hospital Misericórdia, eram 37 pacientes na fila de espera e apenas um médico atendendo na manhã de segunda.
Na segunda, a única unidade de saúde da prefeitura aberta era o ambulatório geral do bairro Garcia, na região Sul de Blumenau, onde também houve registro de filas e muita demora no atendimento. As portas chegaram a ser fechadas mais cedo para a equipe atender quem já tinha entrado.
Nesta terça, apenas o ambulatório geral do bairro da Velha está aberto, das 7h às 18h. Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura não havia informado quais medidas vai adotar diante da situação.
A partir desta quarta-feira (14), os postos e ambulatórios gerais voltam ao funcionamento normal.
Joinville
Na maior cidade de Santa Catarina, o Hospital Bethesda está com o pronto-socorro e enfermaria operando com a capacidade máxima.
Neste caso, a alta demanda está relacionada com a dengue. A cidade registrou quatro das cinco mortes pela doença em 2024 em Santa Catarina, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Joinville também a cidade do estado com mais incidência de dengue.
Hospital Bethesda, em Joinville
Instituição Bethesda/Divulgação
Em nota, o Hospital Bethesda recomendou que os pacientes procurem o pronto-socorro da unidade apenas em casos de urgência e emergência. Para outros casos, orientou que as pessoas busquem os postos de saúde.
Em Joinville, porém, as unidades básicas de saúde estão fechadas nesta terça-feira por causa do ponto facultativo do carnaval.
Ainda de acordo com a nota do Hospital Bethesda, a sobrecarga resulta em uma maior demora para atendimento médico, já que as prioridades e casos mais graves são chamados antes.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.