Celulares furtados em blocos de carnaval são encontrados dentro de frigobar de hotel


Militares chegaram ao local depois de uma das vítimas usar o sistema de GPS para localizar o aparelho. Um homem, de 26 anos, foi preso. Foliões devem estar atentos ao celular durante carnaval
TV Globo/ Reprodução
A polícia encontrou, nesta segunda-feira (12), seis celulares escondidos dentro de um frigobar, em um quarto de hotel, no centro de Belo Horizonte. Todos os aparelhos tinham sido furtados durante os cortejos de blocos de carnaval . Um homem foi preso no local.
Os celulares foram encontrados após uma das vítimas ter rastreado o aparelho e avisado a polícia. O suspeito preso tentou fugir, mas foi contido pelos policiais. Ao ser questionado, ele alegou que usava o hotel para ir ao banheiro, mas não convenceu os militares.
A polícia realizou uma busca no quarto que o rapaz havia saído e localizou os celulares.
A reserva do hotel estava no nome de outra pessoa, que possui passagem por receptação. Ela não foi encontrada e o rapaz foi levado para a delegacia.
Papel alumínio
Ao todo foram recuperados seis aparelhos e dois deles estavam envoltos em papel alumínio. Segundo a polícia militar, esse método é usado como tentativa de bloqueio do sinal do telefone para impedir a localização.
Dentro do papel alumínio, as ondas eletromagnéticas recebidas pelas torres de sinal são bloqueadas e o aparelho fica fora de área, o que atrapalha na localização do celular.
Como proteger o celular
Saiba como proteger seu celular
Jornal Nacional/ Reprodução
O programa Celular Seguro, do Governo Federal, permite que o usuário bloqueie o acesso de criminosos a aplicativos e linha telefônica.
Para usar, o usuário deve se cadastrar no site disponibilizado pelo Governo.
Celular Seguro, app do governo que visa inibir roubos, terá desafios para cumprir finalidade; veja como vai funcionar
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais disponibilizou o aplicativo gratuito Cbloc.

Para bloquear o celular e proteger dados pessoais, a pessoa precisa somente do número da linha, e não mais do IMEI – identificação internacional do equipamento móvel.
O bloqueio impede que quem cometeu o crime possa ativar o aparelho para uso na rede de telefonia móvel.
Além disso, a Polícia recomenda o uso de pochetes, doleiras e capinha com cordas presas as roupas para evitar furtos.
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.