Vídeo de tico-tico-rei-cinza sobre planta típica da Caatinga viraliza; conheça a espécie


Nome está relacionado ao “topete” que os machos eriçam para se exibir para fêmeas e intimidar concorrentes. Ave foi registrada pousando em uma coroa-de-frade. Vídeo de tico-tico-rei-cinza sobre planta típica da Caatinga viraliza; conheça a espécie
Natural da cidade de Morada Nova (CE), o fotógrafo de natureza Rogério Rumão vez ou outra se depara com uma ave muito característica de sua terra natal: o tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus).
No vídeo feito por Rogério, a ave aparece eriçando a coroa preta e o píleo vermelho – que fica no topo da cabeça – após pousar em uma coroa-de-frade (Melocactus bahiensis), cacto nativo do Brasil que ocorre no bioma da Caatinga. Registros da ave em outras plantas também tiveram destaque na rede social do fotógrafo.
Tico-tico-rei-cinza é um passeriforme da família Thraupidae
Rogério Rumão
À primeira vista, o topete ou coroa de cor vermelha vibrante é a primeira coisa que se nota ao olhar para o ave da família Thraupidae. Outro fato que chama a atenção é a quantidade de nomes populares que ele recebe. Veja abaixo:
Abre-fecha, maria-fita (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Paraíba);
Cravina, galinho-da-serra, batalha, tico-tico-do-sertão e tico-tico-rei, primavera (Rio Grande do Norte);
Galo-de-campinha (Norte da Bahia);
Cocó-de-fita, Maria-fiteira, fiteira (Pernambuco);
Galo-de-campina, abre-e-fecha (Sul do Piauí);
Cristinha (interior da Bahia);
Sibispo, soldadinho e tico-tico-de-mato-virgem (Minas Gerais);
Laço-de-fita (interior do Ceará);
Galinho-da-serra (interior do Rio de Janeiro).
De acordo com o Wikiaves, o tico-tico-rei-cinza mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesa entre 12 e 18 gramas. O corpo varia entre nuances de cinza claro e escuro.
Os olhos escuros apresentam contrastante anel periocular branco. A fêmea tem aparência bem semelhante à do macho, entretanto, não apresenta a coroa preta e o píleo vermelho.
Topete ou coroa?
De acordo com o ornitólogo Fernando de Godoy, mestre em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), existem dois tipos de tico-tico-rei, um cinza e um vermelho. Segundo ele, o nome de “rei” é atribuído ao topete vermelho, que lembra uma coroa.
Fotógrafo de natureza faz registros do tico-tico-rei-cinza
“O topete serve como adorno para as fêmeas, já que muitas vezes ele eriça ao cantar, e, ao mesmo tempo, para se exibir perante outros machos. Ele não é tão territorialista, mas geralmente o topete fica eriçado quando canta ou em sinal de advertência”, comenta.
Fernando explica que a ave é uma espécie de borda de matas, que habita, principalmente, regiões de Caatinga, Mata Seca e Restinga). O tico-tico-rei-cinza se alimenta de sementes, insetos, artrópodes e frutas durante o outono e inverno, quando há menos “opções de petisco”.
“Seu canto muitas vezes é interpretado como ‘vinte-um’, pois parece dizer isso repetidas vezes”, diz o ornitólogo. Cada ninhada da espécie costuma ter entre 3 e 5 ovos, sendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias e têm plumagem parecida com a da fêmea.
Ave mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento
Rogério Rumão
Como nada é perfeito, nem mesmo na natureza, o tico-tico-rei-cinza passa por alguns apuros como todos nós. Muitas vezes, seu ninho é parasitado pelo chupim (Molothrus bonariensis), que coloca os ovos para a fêmea do tico-tico chocar.
Tico-tico fotogênico
Rogério Rumão mora na zona rural, onde habitam muitos tico-ticos e outras aves típicas do sertão cearense. Há dez anos, o fotógrafo mantém comedouros espalhados no quintal.
Geralmente o topete fica eriçado quando a ave canta ou em sinal de advertência
Rogério Rumão
Com um pouco de alpiste, frutas e xerém de milho, o quintal se transforma em uma passarela, cheia de “modelos fotogênicos”. Dentre eles, estão corrupiões, galos-da-campina, sabiás, asas-de-telha e muitas rolinhas.
“Eu sabia que tinha uma coroa-de-frade, que é o nome daquela plantinha onde ele pousou em cima. Aí eu pensei: o bicho é típico daqui, a planta também é um símbolo do sertão, então ficaria bonito se eu conseguisse fazer com que ele pousasse ali”, comenta Rumão.
Tico-tico-rei-cinza se alimenta de sementes, insetos, artrópodes e frutas durante o outono e inverno
Rogério Rumão
“Então, eu joguei um pouquinho de comida de passarinho próximo ao cacto, vários deles vieram se alimentar e eu fiz o vídeo”, acrescenta. Com milhões de visualizações nas redes sociais, a imagem que viralizou foi feita em janeiro deste ano.
Além de fotógrafo de natureza, Rogério é observador de aves e guia para quem deseja conhecer as espécies da região. Assim, faz o que mais gosta de fazer, estar próximo à natureza.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.