
O concurso Fotógrafo Subaquático do Ano 2025 revelou seus vencedores, destacando imagens de naufrágios e outros cenários subaquáticos.
A competição recebeu 6.750 inscrições de fotógrafos de 28 países, e as fotos foram avaliadas por um painel de juízes em 13 categorias, incluindo a de naufrágios, que reúne registros de embarcações e aeronaves afundadas ao redor do mundo.
A edição deste ano trouxe imagens de navios de guerra destruídos e aviões submersos, capturados em diferentes locais.
Entre os premiados, Alex Dawson conquistou o primeiro lugar na categoria de naufrágios com uma foto da Frota do Golfo No. 31, no Egito.
Além disso, sua imagem do SS Cartago, um navio da Primeira Guerra Mundial, recebeu menção honrosa, e outro registro, de um antigo barco da guarda costeira, garantiu o terceiro lugar na mesma categoria.
Outros destaques da competição incluem:
- Jean-Baptiste Cazajous: fotografou o naufrágio do Togo, um navio de transporte de carvão afundado por uma explosão de mina em 1918.
- Jantina Scheltema: registrou um Piper PA-60 Aerostar, avião afundado na Alemanha.
- Renee Capozzola: capturou um naufrágio na costa de Brisbane, na Austrália, com uma imagem intitulada “Naufrágio de Explosão Solar”.
- Martin Broen: explorou a sala de controle do naufrágio do Rio de Janeiro, na Lagoa Truk, Micronésia.
- Rick Ayrton: registrou o Nagano Maru, um navio japonês que afundou com um caminhão a bordo, na Lagoa Truk.
- Frank Aron: fotografou os restos do Jura, no fundo do Lago de Constança, na Suíça.
- Wojciech Dopierala: ficou em segundo lugar com uma foto de um Lockheed Martin L1011 Tristar, avião afundado ao largo da costa da Jordânia.