Fortaleza é a cidade que mais recebeu chuva de todo o Brasil no fim de semana


De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) capital cearense registrou 134,6 milímetros. Avenida Heráclito Graça em dia de chuva em Fortaleza.
Fabiane de Paula/SVM
Fortaleza foi a cidade do país que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram registrados 134,6 milímetros. Outra cidade do Ceará no ranking das que mais receberam precipitações foi Crateús, onde choveu 85,8 milímetros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Fortaleza registrou pelo menos 215 milímetros de chuva entre as 7h do sábado (10) até as 7h do domingo (11), conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a fundação, foi a segunda maior chuva de Fortaleza nos últimos 50 anos.
A média de 215 milímetros significa que, em um único dia, choveu em Fortaleza um volume superior ao esperado para todo o mês de fevereiro, cuja média histórica é de 187 milímetros.
Maiores precipitações registradas no país
Esta primeira grande chuva do ano deixou estragos na capital cearense: ruas e avenidas alagadas, queda de energia, semáforos apagados, casas e lojas danificadas.
Previsão para Fortaleza nos próximos dias
Segunda-feira (12):
Muitas nuvens com chuva isolada.
Terça-feira (13):
Encoberto com chuvisco
Quarta-feira (14):
Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Situação hídrica
Dos 157 reservatórios monitorados, o volume total acumulado atingiu 6,86 bilhões de metros cúbicos, representando 36,9% da capacidade total, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Embora o número indique uma melhora em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o acumulado era de 30% da capacidade, o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, destaca a necessidade de cautela, especialmente nas regiões do Médio Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns, onde os acumulados alcançam cerca de 20% da capacidade hídrica.
LEIA MAIS:
Açudes do Ceará têm maior volume que em 2023, mas cenário requer atenção
Cidades da Grande Fortaleza ficam sem energia elétrica após fortes chuvas
Ceará segue com possibilidade de chuvas nesta segunda; veja previsão do tempo
Por outro lado, as bacias hidrográficas do Litoral, Acaraú, Coreaú e Serra da Ibiapaba – na porção noroeste do estado – apresentam acumulados expressivos, ultrapassando 60% da capacidade.
A Bacia do Banabuiú, localizada no Sertão Central, registrou uma recuperação parcial após a quadra chuvosa de 2023, elevando o volume atual para 33%. Além disso, importantes açudes como Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba, responsáveis por abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza, mantêm 52% da capacidade total de armazenamento.
Já as bacias do Salgado e do Alto Jaguaribe, na porção sul do Estado, registram cerca de 50% da capacidade total.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.