Homem é esfaqueado no Memorial do Holocausto em Berlim; agressor está foragido


Ataque ocorreu em um dos principais pontos turísticos da capital alemã. Vítima sofreu ferimentos graves, mas não corre risco de vida, segundo as autoridades. Polícia isola área de Memorial ao Holocausto em Berlim, em 21 de fevereiro de 2025
REUTERS/Matthias Baehr
Um homem foi esfaqueado no Memorial do Holocausto em Berlim, na Alemanha, nesta sexta-feira (21). Segundo as autoridades locais, o agressor está foragido. A vítima foi socorrida com ferimentos graves.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O ataque ocorreu por volta das 18h no horário local (14h em Brasília). De acordo com a polícia, o homem estava no Memorial aos Judeus Mortos da Europa quando foi atacado.
O local, que recebe muitos turistas, homenageia os 6 milhões de judeus assassinados pelo regime nazista de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. O memorial também fica próximo ao Portão de Brandemburgo e à Embaixada dos Estados Unidos em Berlim. Por segurança, a área foi isolada.
A polícia não soube informar se o crime tem alguma relação com o memorial ou com a embaixada americana. A motivação do ataque está sendo investigada.
Ainda segundo as autoridades, a vítima não corre risco de vida e estava sendo preparada para uma cirurgia.
O ataque acontece a apenas dois dias das eleições legislativas na Alemanha. A campanha eleitoral tem sido marcada por uma série de atentados de grande repercussão, incluindo um esfaqueamento atribuído a um afegão, que gerou um intenso debate sobre imigração.
Mais cedo nesta sexta-feira, um jovem de 18 anos de origem chechena foi preso sob suspeita de planejar um ataque contra a embaixada de Israel em Berlim, segundo a imprensa local.
Com um discurso antimigratório, a extrema direita alemã aparece em segundo lugar nas pesquisas e pode registrar sua melhor votação em mais de 90 anos.
LEIA TAMBÉM
Com avanço da extrema direita, brasileiros são alvo de xenofobia na Alemanha
Eleições na Alemanha: imigração foi tema de destaque em debate dos candidatos
Como ‘A Esquerda’ dobrou a intenção de voto com o TikTok na Alemanha
Partido de extrema-direita está em segundo lugar em pesquisas na Alemanha
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.