Holandesa é presa no Galeão com 8,5kg de metanfetamina


PF e Receita Federal prenderam a mulher, de 53 anos, que desembarcou na manhã deste domingo (11) em voo de Amsterdã. Droga estava escondida em fundo falso de mala. PF e Receita Federal apreendem 8,5 quilos de metanfetamina no Aeroporto do Galeão
Divulgação/PF
A Polícia Federal e a Receita Federal prenderam, em flagrante, na manhã deste domingo (11), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, uma holandesa com 8,5 quilos de metanfetamina.
A mulher de 53 anos desembarcou de um voo de Amsterdã. O seu nome não foi divulgado.
Os 8,5 quilos de MDMA (substância psicotrópica sintética derivada da anfetamina) estavam escondidos em um compartimento falso da mala da mulher.
De acordo com informações da PF, os agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC), que atuam em apoio à fiscalização aduaneira suspeitaram do compartimento na bagagem da holandesa.
Logo acionaram os policiais federais da Delegacia Especial do Aeroporto Internacional (Deain) que, com servidores da Receita, confirmaram a existência da droga escondida.
Após o flagrante, a presa foi encaminhada ao sistema prisional. A holandesa responderá por tráfico de drogas. A pena pode chegar a 15 anos de reclusão.
Em nota, a PF informou que a prisão ocorreu no âmbito da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que é um trabalho de articulação coletiva entre PF, Receita Federal, Forças Armadas e outros órgãos de segurança pública e fiscalização aeroportuária.
A GLO teve início em 6 de novembro e foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de novembro.
A operação em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo deve durar até 3 de maio de 2024.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.