Transformando a paixão por plantas em um negócio que conecta pessoas à natureza


Como uma arquiteta experiente, através de uma jornada de autoconhecimento, encontrou na natureza um novo propósito de vida e criou um negócio que transforma ambientes. Em quem você se inspira? A Comunidade DONNA é uma rede exclusiva de mulheres que buscam crescimento, conexão e fortalecimento em suas jornadas pessoais e profissionais. Com foco em Gestão, Negócios e Desenvolvimento Pessoal, o grupo oferece um ambiente inspirador para trocas de conhecimento, networking estratégico e oportunidades de evolução. Nesta reportagem, você vai conhecer a biografia de uma das empreendedoras da Comunidade DONNA. Aqui cada mulher é incentivada a ser a protagonista do seu sucesso, conquistando novos desafios com apoio e empoderamento mútuo.
Daniella Lima Zanuto
Divulgação
Importância da comunidade
Falamos com Daniella Lima Zanuto, a Dani Zanuto, arquiteta de formação, com mais de duas décadas dedicadas à arquitetura e ao design de interiores, e fundadora da Soul Garden. “Percebi em um momento de redescoberta pessoal, que minha paixão por plantas poderia se tornar um novo caminho profissional. Hoje, minha empresa, a Soul Garden, cria projetos que transformam ambientes e levam bem-estar às pessoas por meio do contato com elementos da natureza”, contou.
“Minha transição para o empreendedorismo no universo verde não foi apenas um movimento de carreira, mas também de propósito. Ao entrar para a comunidade DONNA, encontrei um espaço de acolhimento, aprendizado e crescimento. É trocar a solidão do empreendedorismo pela certeza de que não estou só e que juntas seremos incríveis”, acrescentou.
Dicas de networking
Sobre networking, ela acredita que é uma ferramenta poderosa para quem empreende. No dia a dia, aplica algumas estratégias fundamentais para fortalecer conexões. Como essas abaixo:
Participar ativamente de eventos e encontros promovidos pela comunidade DONNA e outros grupos de empreendedoras.
Trocar experiências e oferecer valor antes mesmo de esperar algo em troca.
Criar laços reais, seja por meio das redes sociais ou encontros presenciais.
Mostrar vulnerabilidade e desafios reais cria conexões mais fortes e verdadeiras.
Aproveitar o conhecimento de outras mulheres que já trilharam caminhos similares.
Dicas sobre empreender
Sobre dicas para empreender, ela destaca 5 pontos importantes:
1. Acredite no seu propósito: O caminho do empreendedorismo exige resiliência, e ter um propósito claro ajuda a seguir firme.
2. Busque conhecimento constantemente: Estude, faça cursos e esteja sempre se atualizando sobre seu mercado.
3. Construa sua rede de apoio: O networking e a troca com outras empreendedoras fazem toda a diferença.
4. Não tenha medo de recomeçar: Sua trajetória pode mudar de direção e isso faz parte do crescimento.
5. Valorize cada conquista: Celebre pequenas e grandes vitórias para manter-se motivada.
Biografia profissional
Daniella Lima Zanuto, Dani Zanuto, nascida em 1978 na cidade de São Paulo, é filha mais velha de 4 filhos. Morou em SP até os 13 anos, quando se mudou com a família para Matão, interior de São Paulo. Aos 18 anos voltou para São Paulo para se preparar para o ensino superior. “Me formei em arquitetura pela Universidade Mackenzie e há 22 anos sou especialista em reforma e interiores, período em que projetei e executei dezenas de obras em São Paulo e em São José dos Campos”, contou.
Daniella Lima Zanuto
Divulgação
Mãe de 2 meninos, Enzo e Felipe. É casada com Eder há quase 20 anos. “Em 2014 nos mudamos para São José dos Campos, em busca de uma qualidade de vida melhor para nossa família”, relembrou.
Apaixonada por plantas, elas sempre estiveram presentes na vida da empreendedora e trazem muitas memórias afetivas.
“Tenho plantas que ganhei de meu avô, por exemplo, e que estão comigo há mais de 20 anos! Em 2019 iniciei um processo de autoconhecimento, de voltar a ter cuidado comigo e de resgatar a minha essência. Quem eu era? Do que gostava? O que me fazia feliz? Como muitas pessoas, vivia um momento em que algumas coisas em minha vida e na minha profissão deixavam de fazer sentido. Na pandemia montei um jardim vertical com plantas naturais na minha casa e, no cuidado diário com as plantas, descobri um novo propósito em minha vida: possibilitar que outras pessoas também possam se reconectar com essa energia que vem da natureza, e que nos transforma. Fiz diversos cursos sobre plantas, estudei muito e, em 2022, exatamente 1 anos após a montagem desse jardim vertical, nasceu a Soul Garden, empresa especialista em conectar pessoas à natureza através de jardins verticais, quadros verdes, arranjos florais e projetos especiais com plantas permanentes, desidratadas, preservadas e musgo moss. A arquitetura me trouxe uma bagagem muito importante para o trabalho que faço hoje e o amor pelas plantas, me leva além do que poderia imaginar. É uma conexão diária com o Divino. A escolha do nome Soul Garden, que remete à jardim com alma, tem a ver com meu desejo que, através da minha arte, eu possa levar emoção às pessoas e conectá-las à natureza e assim, a sua própria essência. É um trabalho que faço com muito amor e cada entrega está repleta dessa emoção. A produção começou na minha casa e atualmente meu ateliê está junto com um showroom, no bairro Aquarius, em São José dos Campos, onde acontece toda produção e exposição dos trabalhos que realizo. Até hoje foram dezenas de trabalhos entregues entre jardins verticais, quadros verdes, arranjos florais, buquês de noiva, quadros afetivos e projetos especiais para empresas, clínicas e residências”, explicou.
“Para quem quer ter o verde bem perto, e sentir todos os benefícios que esse contato pode trazer, desenvolvo projetos personalizados para transformar espaços por meio de elementos da natureza. Meu diferencial está na fusão da expertise em arquitetura com a sensibilidade de quem entende que o verde vai além da estética – é uma conexão com o bem-estar e a essência de cada cliente. Atuamos na área Residencial, Comercial e Corporativa com a Soul Garden”, acrescentou.
Mensagem final
Ela nos deixou uma mensagem final inspiradora para refletirmos:
“Acredite no seu potencial e siga seu propósito. O caminho pode ter desafios, mas quando encontramos o que realmente nos move, cada passo vale a pena. Não tenha medo de recomeçar e, acima de tudo, construa sua rede de apoio – juntas, somos mais fortes! E lembre-se: Empreender é, acima de tudo, uma jornada de conexão, propósito e coragem! O verde que habita em mim saúda o verde que habita em você!”.
Seja a Donna do seu sucesso!
Acesse o Instagram da Comunidade DONNA para saber mais.
O que é a Comunidade DONNA?
A Comunidade DONNA, em São José dos Campos e região, é uma iniciativa voltada para mulheres empreendedoras que busca promover crescimento profissional e pessoal por meio de conexões colaborativas e capacitação em áreas estratégicas.
Idealizada por Carolina Nicolosi e Andrea Trevisan, a comunidade utiliza uma abordagem prática e imersiva, utilizando ferramentas como o eneagrama para alinhar propósitos pessoais e profissionais. O slogan “Seja a Donna do seu sucesso!” reflete a missão de empoderar mulheres para que transformem suas habilidades em negócios sustentáveis, equilibrando competências técnicas e bem-estar emocional.
Carolina Nicolosi é especialista em gestão, cultura e sucesso do cliente. Andrea Trevisan desenvolve cultura empresarial através de treinamentos e experiências que inspiram. Elas trabalham com a missão de inspirar mulheres a serem protagonistas de suas vidas e seus negócios.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.