
Deixar o cachorro para trás quando precisa sair de casa é um sofrimento para muitos tutores. Porém, segundo especialistas, os pets que passam muito tempo com seus tutores podem acabar adquirindo dependência emocional canina.

A dependência emocional canina com que os pets sofram na ausência dos seus donos – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Dependência emocional canina
Apesar de trazer benefícios à saúde do pet, quando em excesso, passar o tempo com seu animal de estimação pode trazer prejuízos para o bem-estar dele.
Caso o pet tenha o costume de sempre estar ao lado do dono, quando isso não acontece, ele pode adquirir dependência emocional.
A condição faz com que os pets sofram na ausência dos donos, pois dependem da proximidade diariamente para se sentirem felizes e para exercerem funções básicas, como comer e dormir.
Ansiedade da separação
Para o especialista em comportamento Ricardo Tamborini, junto com a dependência emocional, também surge a ansiedade da separação.
Cães com essa condição podem se sentir tristes e ansiosos quando separados de seus tutores, mesmo em períodos menores. Entre outros sintomas da ansiedade da separação estão:
- Latidos e uivos excessivos;
- Alimentar-se somente na presença do tutor;
- Andar em círculos;
- Fazer movimentos repetitivos e etc.
Como equilibrar a relação com cães
De acordo com a veterinária Milena Gimenez, os animais vieram para complementar a vida dos tutores e não para completar.
“Todo excesso esconde uma falta”, revela a especialista. “Quando há excesso na relação, ela pode ficar desequilibrada”.
Para Milena, a maioria dos tutores não impõe a dependência de propósito. Muitos apenas querem oferecer carinho e atenção aos seus pets.
Porém, mesmo que seja recomendado que os cães se sintam confortáveis com seus tutores, eles também precisam aprender a serem seres independentes.
Como evitar a dependência emocional canina
Para fazer com que o cachorro se sinta bem, mesmo sem a presença do dono, é preciso seguir algumas orientações como:
- Passear com o seu pet duas vezes ao dia;
- Manter postura positiva ao sair de casa;
- Deixar brinquedos para que ele possa brincar sozinho;
- Evitar fazer “festinha” ao chegar em casa;
- Ter mais de um pet em casa.
Seguindo essas dicas, segundo a veterinária Milena, o pet pode se adaptar com mais facilidade aos momentos sozinho, livre da dependência emocional canina.

Junto com a dependência emocional, também surge a ansiedade da separação – Foto: Divulgação/Freepik/ND