
Uma gestante de 22 anos entrou em trabalho de parto em um estabelecimento comercial próximo ao terminal urbano de Chapecó, na tarde desta quinta-feira (20). O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para ajudar no nascimento do bebê.

Gestante dá à luz em estabelecimento comercial em Chapecó com ajuda do Samu – Foto: Divulgação/Samu/ND
Gestante em trabalho de parto avançado
Segundo o técnico de enfermagem Reginaldo Gomes dos Santos, a equipe foi chamada por volta do meio-dia para atender uma gestante que apresentava dores e sangramento. O motorista Ezake Matzembacher destacou que a equipe levou apenas quatro minutos para chegar ao local e encontrou a gestante em trabalho de parto avançado.
O parto apresentou algumas complicações, pois o bebê estava na posição pélvica, o que dificultou a retirada. No entanto, conforme explicou Reginaldo, a experiência da equipe garantiu que tudo fosse feito de forma segura.

O parto apresentou algumas complicações, pois o bebê estava na posição pélvica, o que dificultou a retirada – Foto: Divulgação/Samu/ND
Atendimento especializado
“Utilizamos as técnicas corretas para garantir a saúde da mãe e do bebê. Tivemos que acionar a Unidade de Suporte Avançado, que conta com médico e enfermeiro, para prestar um atendimento mais especializado ao bebê”, relatou o técnico de enfermagem.
Após o nascimento do menino, o bebê foi encaminhado ao hospital pela equipe da Unidade Avançada, enquanto a mãe foi transportada pela Unidade Básica ao Hospital Regional de Chapecó. Ambos passam bem.
Os profissionais destacaram a emoção do momento que em meio a tantas ocorrências difíceis, poder ajudar no nascimento de uma criança traz um sentimento de gratidão. “Muitas vezes atendemos tragédias e hoje tivemos a alegria de ver o nascimento de um bebê e a felicidade dos pais. Isso recompensa o nosso trabalho”, finalizou Reginaldo.

Após o nascimento do menino, o bebê foi encaminhado ao hospital pela equipe da Unidade Avançada – Foto: Divulgação/Samu/ND