Acumulado de chuva coloca região do Vale do Paraíba sob alerta do Inmet


Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas válidos até a manhã desta quarta-feira (24). Chuva em Taubaté
Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (23) alertas relacionados às chuvas que atingem cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Os avisos classificados nas cores ‘laranja’ e ‘vermelho’ alertam para o acumulado de chuva. Também há um alerta para chuvas intensas, classificado na cor amarela. Os alertas são válidos até às 10h desta quarta (24).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Alerta emitido pelo Inmet atinge cidades da região
Reprodução/Inmet
No litoral, as cidades estão em alerta por causa do volume de chuva. Em Ubatuba, segundo a Defesa Civil, foram 100 mílimetros em 72 horas.
Nesta terça, o bairro Taquaral ficou com as ruas alagadas por causa das fortes chuvas. Há risco de alagamento e escorregamento de terra. As regiões mais afetadas são Perequê Mirim e Lagoinha.
Em Caraguatatuba, a serra antiga da Tamoios foi interditada por causa do volume de chuva. O trânsito está fluindo pela Serra Nova, com operação especial em Pare e Siga, ora sentido litoral, ora sentido São José dos Campos.
Recomendações
Segundo o Inmet, a recomendação para as cidades incluídas nos alertas é de que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, além de observarem bem as alterações nas encostas.
O Instituto disse ainda que, se possível, é recomendável que os moradores desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação ou situação similar, a recomendação é que os moradores protejam os pertences com sacos plásticos.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Nesta terça-feira (23), a Defesa Civil do Estado de SP informou que o dia será marcado por bastante nebulosidade e ‘precipitações contínuas’.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.