Lula recebe primeiro-ministro de Portugal para reuniões e anúncios de investimentos


Presidente e Luís Montenegro comandam a ‘Cimeira Brasil-Portugal’, que reúne autoridades dos dois países. Nesta terça, Lula esteve com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Presidente de Portugal, Lula, Janja, primeiro-ministro de Portugal e esposa.
Ricardo Stuckert / Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta quarta-feira (19), o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, para reuniões de trabalho e anúncios de parcerias e investimentos.
Montenegro chegou ao Palácio do Planalto por volta das 9h50 e seguiu para uma reunião bilateral com Lula.
Presidente Lula e presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram Prêmio Camões a Adélia Prado
Após o encontro, os dois líderes comandam a 14ª edição da “Cimeira Brasil-Portugal”, um encontro ampliado, com a presença de auxiliares dos dois governos.
O termo cimeira, em Portugal, é usado para descrever cúpulas e conferências. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, nesta edição do encontro os governos anunciam uma série de atos, entre os quais:
compra de 12 aeronaves Super Tucano pela Força Aérea Portuguesa;
parceria entre a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e a Embraer para adaptação do Super Tucano aos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);
abertura de escritório da Embraer Defesa e Segurança em Lisboa;
instalação de escritório da Apex em Lisboa;
criação de escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores em Lisboa.
A cimeira ocorre no contexto dos 200 anos de relações diplomáticas entre os países – colônia portuguesa, o Brasil se tornou independente em 1822.
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também veio ao Brasil para uma visita de Estado. Na terça-feira (18), ele se reuniu com Lula no Planalto e, à noite, participou da entrega do Prêmio Camões à poetisa brasileira Adélia Prado.
– Esta reportagem está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.