Temporal em Sorocaba: confira as ruas que continuam interditadas e linhas de transporte com alterações no trânsito


Ações de rescaldo continuam pelas ruas de Sorocaba (SP) nesta terça-feira (23) após chuva que alagou avenidas, prejudicou hospitais e resultou na morte de uma idosa de 73 anos. Temporal em Sorocaba: confira as ruas que continuam interditadas e linhas de transporte com alterações no trânsito
Prefeitura de Sorocaba
Quatro dias após Sorocaba (SP) registrar a maior quantidade de volume de água do estado com 150 milímetros de chuva, as ações de rescaldo na cidade continuam.
Por conta dos alagamentos, ruas e avenidas ficaram total ou parcialmente interditadas e linhas do transporte público foram afetadas. Até esta terça-feira (23), alguns trechos permaneciam com alterações no trânsito. Confira:
Interdições
Os trabalhos de limpeza de via e residências, bombeamento de água e desobstrução de córregos continuam e se concentram, principalmente, na região do Parque das Águas e do bairro Parque Vitória Régia.
Até o início da tarde desta terça-feira, a Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, permanecia interditada. No local, os profissionais atuam na remoção da lama acumulada e retiram entulho dos imóveis, além de prestarem apoio social às famílias prejudicadas.
A prefeitura também informou que contratou, emergencialmente, uma empresa para dar apoio às equipes nos serviços de reparação da infraestrutura. Estas ações continuam na Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida São Paulo, no acesso ao Jardim Bandeirantes, rua Laura Maiello Kook, no bairro Ipanema das Pedras, e na rua Paulo Monte Serrat, localizada no jardim Faculdade), que também estão com as vias parcialmente interditadas.
As ruas Professora Ana Rita Moraes Coelho, no Barcelona, e Guida Moraes, no Central Parque, estão com trânsito fechado para recuperação do asfalto que afundou durante as chuvas.
Já no Parque Vitória Régia, equipes da prefeitura atuam na limpeza das ruas e bombeamento da água do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) para amortecer o volume em caso de mais chuva.
Cozinha do Hospital GPACI ficou destruída em Sorocaba (SP)
Arquivo Pessoal
Transporte Público
Segundo a prefeitura, os ônibus municipais operaram normalmente nesta terça-feira, mas com intervenções pontuais por conta das chuvas.
Equipes de fiscalização da Urbes acompanham os itinerários das linhas com desvios e as liberam após as vias serem desobstruídas. Confira as linhas que permanecem com desvios:
Linha 17 – Central Parque;
Linha 16 – Angélica/Botucatu;
Linha A30/1 – Inhaíba/Genebra;
Linha 33 – Mato Dentro;
Linha 34 – Aparecidinha;
Linha A67 – Ipanema das Pedras;
Linha 51 – Green Valley,
Linha 304 – Interbairros,
Linha 80 – UFSCAR – Terminal São Paulo;
Linha 82 – Condomínio Ana Maria.
As informações sobre os desvios de linhas podem ser obtidas pelo telefone 118 ou pessoalmente nos terminais do transporte público.
Estragos durante o fim de semana
Chuva provoca estragos e alagamentos em Sorocaba (SP)
Carla de Campos/TV TEM
Na madrugada de sábado (20), Sorocaba foi atingida por um forte temporal que deixou estragos em diversas regiões da cidade. Dois hospitais foram danificados. Uma mulher de 73 anos morreu ao ficar presa dentro de um carro que foi atingido pela enxurrada, na Avenida Juvenal de Campos.
Na tarde de domingo (21), a chuva – em menor quantidade – voltou a atingir algumas regiões de Sorocaba. As Casas do Cidadão chegaram a atender as famílias desabrigadas. Agora, o morador que quiser solicitar a ajuda deve procurar o Fundo Social de Solidariedade ou a Defesa Civil.
Um morador usando o próprio caiaque resgatou seis pessoas que ficaram ilhadas em uma região próxima ao Parque das Águas.
Morador usa o próprio caiaque para resgatar pessoas e retirar objetos de casas alagadas em Sorocaba (SP)
Ivan Bagrinho
Como solicitar ajuda
A Defesa Civil do Estado mantém o alerta de chuvas para o fim de semana na região de Sorocaba, sendo que situações que demandem urgência na cidade podem ser solicitadas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
A Defesa Civil de Sorocaba também recebe solicitações de emergência pelo WhatsApp (15) 99198-3049, bastando informar, por texto, nome completo, CPF, endereço completo, breve relato do fato e fotos. Esses canais podem ser acionados pelas vítimas, cuja central repassará às equipes que estão nas ruas as orientações para dar a devida assistência.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.