
Por Aline Almeida A cidade de São Paulo foi atingida por um temporal na tarde desta terça-feira (18). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), houve queda de granizo no centro da cidade e nos bairros de Santana e Vila Mariana. As rajadas de vento mais intensas também foram observadas no bairro da zona norte, com 56,8 km/h às 15h e 57,5 km/h às 15h10. Foram cinco pontos intransitáveis nas zonas leste, centro e norte, ainda de acordo com o CGE.
O forte calor em todas as regiões do estado de São Paulo e a presença de uma frente fria estimularam a formação de nuvens bastante carregadas em várias áreas do interior, da grande São Paulo e também do litoral paulista. Imagens do radar meteorológico da cidade indicavam chuva forte, com algumas áreas de intensidade moderada, na zona sul, especialmente em Parelheiros e Capela do Socorro. Por volta das 15h15, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para raios, ventos fortes e possibilidade de granizo nas regiões central e leste.
A chuva forte também atingiu os municípios de Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel. A previsão indica que, até o início da noite, o tempo continuará instável, com chuvas isoladas de forte intensidade, além da possibilidade de alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos. Os próximos dias terão temperaturas elevadas, com pancadas de chuva isoladas no fim das tardes. A Defesa Civil mantém a capital paulista em estado de alerta devido ao calor intenso.