DSTLRY | Conheça a nova editora chamada de “A24 dos Quadrinhos”

DSTLRY | Conheça a nova editora chamada de “A24 dos Quadrinhos”Claudio Yuge

Ver o nome da produtora audiovisual norte-americana A24 é atualmente um “selo de qualidade” para muitos cinéfilos e fãs de filmes menores e mais autorais. Embora a companhia também invista em grandes longas, é nas iniciativas mais “estranhas” e intimistas é que ela criou um nicho de adoradores desde o começo dos anos 2010. E, agora, uma editora de quadrinhos, a DSTLRY, segue caminho semelhante.

Bem, só para resumir, a A24 nasceu nos Estados Unidos, em 2013, no auge do chamado “pós-terror”, quando o mundo via pequenas produções e jovens cineastas fora dos centros audiovisuais mainstream trazendo a vanguarda do cinema para subgêneros do terror. A companhia foi fundada por Daniel Katz, financiador de longas independentes pela Guggenheim Partners, juntou-se com David Fenkel, ex-presidente da Oscilloscope Films, e John Hodges, ex-chefe de Produção e Desenvolvimento na Big Beach Films.

O grupo passou a apostar milhares de dólares com narrativas misteriosas e provocativas envolvendo quebra de convenções sociais e reflexões comportamentais modernas, embaladas em visões peculiares de artistas em ascensão. O resultado foram o retorno de milhões de dólares de bilheteria, além de um público fiel e críticas acima da média.

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Da A24 saíram hits independentes dos anos 2010, a exemplo de Os Prisioneiros, Ex Machina, A Bruxa, Lady Bird, O Sacrifício do Cervo Sagrado, Hereditário, entre outros; vindo de diretores mais jovens com pegada bastante autoral, a exemplo de Denis Villeneuve, Alex Garland, Greta Gerwig, Yorgos Lanthimos e Ary Aster — inclusive os irmãos Roman e Sophia Coppola, que costumam se envolver em várias produções, sejam como diretores, influenciadores ou financiadores.

Ok, quem é a “A24 dos Quadrinhos?”

DSTLRY nasceu em 2023 com o investimento do executivo David Steinberger e a liderança de Chip Mosher, cofundador da mais popular plataforma de distribuição e leitura de quadrinhos online, a comiXology (atualmente uma subsidiária da Amazon).

Em comum com a A24, a editora tem o foco em seleção de trabalhos autorais sem pressa de retorno de vendas, em um modelo de publicação inovador que prioriza os criadores tanto na narrativa quanto no próprio negócio. David Steinberger diz que a DSTLRY terá um grande foco na ética, no empoderamento do criador e na equidade.

Steinberger também afirma que, juntamente com a participação inicial dos criadores fundadores, a DSTLRY reservou 3% adicionais do capital da empresa, posteriormente distribuída entre os criadores com projetos lançados nos primeiros três anos. Esse patrimônio será distribuído com base no desempenho dos títulos.

A “primeira turma” de criadores fundadores é formada por nomes familiares aos amantes de quadrinhos de super-heróis: como Jock, desenhista escocês que fez fama com Os Perdedores, Batman e Wytches; Becky Cloonan, ilustradora norte-americana bastante conhecida no mercado independente e também em títulos da DC; e Tula Lotay, pintora inglesa que fez sucesso em trabalhos como Black Cloak e Indigo Children, na Image Comics.

Quais são os títulos da DSTLRY

Todos os artistas da primeira turma têm em comum traços muito peculiares, em narrativas que raramente aceitam as regras do lugar-comum. E, assim como na A24, a DSTLRY preza por tramas “esquisitas e honestas”, como o próprio Jock descreveu, ao dizer que a pequena editora realmente deveria ser consumida da mesma forma que os filmes da produtora independente norte-americana.

Gone é um épico de ficção científica da mente do escritor/artista Jock, que segue uma jovem chamada Abi perdida nas profundezas do espaço. Já Becky Cloonan e Tula Lotay se unem em Somna, que segue outra jovem chamada Ingrid, à mercê de um monstruoso sonho erótico durante o auge da caça às bruxas na Inglaterra.

Os dois títulos são distintos em estilo e história, mas compartilham o ímpeto iconoclasta de demolir os limites da narrativa de gênero. Gone #1 e Somna #1 foram duas das primeiras edições mais fortes de 2023 do mercado norte-americano, trazendo uma revigorante estética para os quadrinhos.

Somna #2 chega às bancas gringas na próxima quarta-feira (31), enquanto Gone #2 desembarca no dia 7 de fevereiro. Já Somna #3 estará disponível em 20 de março, enquanto Gone #3 chega no dia 27 de março. Ainda não há previsão de publicação por uma representante no Brasil.

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