
Francesco Rivella, o químico italiano considerado o “pai da Nutella”, morreu na última sexta-feira (14), aos 97 anos. Rivella foi um dos pilares da Ferrero Rocher, empresa fundada por Michele Ferrero, e atuou como seu braço direito por mais de quatro décadas.

Químico italiano Francesco Rivella, considerado o ‘Pai da Nutella’ morreu aos 97 anos na Itália – Foto: Reprodução/ND
Formado na Universidade de Turim, ele ingressou na empresa em 1952, aos 25 anos, e participou da criação de produtos icônicos como Kinder, Ferrero Rocher e Tic Tac. Rivella foi fundamental no desenvolvimento da receita que deu origem à Nutella, inicialmente chamada de “Giandujot” e depois “Supercrema”.
O nome “Nutella” foi adotado em 1964, após aperfeiçoamentos na fórmula. A pasta de avelã foi criada em 1946 como uma solução para contornar a escassez de cacau durante a Segunda Guerra Mundial.

Francesco Rivella, o ‘pai da Nutella’, era formado na Universidade de Turim – Foto: Reprodução/ND
‘Pai da Nutella’ deixa legado na indústria de chocolates
Francesco Rivella se aposentou em 1993, após 41 anos de dedicação à Ferrero. Durante sua carreira, o ‘pai da Nutella’ cresceu dentro da empresa e se tornou uma figura central no desenvolvimento de produtos que conquistaram o mundo.

O nome ‘Nutella’ foi criado em 1964 – Foto: Reprodução/ND
A contribuição do ‘pai da Nutella’ para a indústria de chocolates e doces deixou um legado que continua a ser celebrado. O químico era viúvo e deixou quatro filhos.
Seu funeral será realizado nesta segunda-feira (17), na Catedral de Alba, na região do Piemonte, na Itália. A imprensa italiana destacou sua trajetória e a importância de seu trabalho para o sucesso global da Ferrero.