
Você sabe quem tem mais chances de chegar aos 100 anos? A relação entre o mês de nascimento e a longevidade foi revelada em um estudo realizado pelo Colégio de Atuários de Catalunha, na Espanha, que analisou os dados de mais de 17 milhões de pessoas. A resposta foi clara: quem nasce em certas estações, possuem mais chances.

Estudo revela que pessoas nascidas entre o inverno e o início da primavera possuem mais chances de chegar aos 100 anos – Foto: Canva/ND
A pesquisa sugere que esse fenômeno pode estar relacionado à exposição reduzida a doenças sazonais nos primeiros meses de vida, especialmente em regiões com estações bem definidas. Por exemplo, bebês nascidos no inverno e no início da primavera seriam menos suscetíveis a infecções respiratórias, o que favorece uma saúde mais forte ao longo dos anos.
No entanto, como a pesquisa foi realizada na Espanha, que fica no Hemisfério Norte, e estamos no Brasil, localizado no Hemisfério Sul, as estações do ano são invertidas. Dessa forma, agosto e novembro seriam os meses mais privilegiados, por corresponderem ao inverno e à primavera no Brasil.
Pessoas que possuem mais chances de chegar aos 100 anos
Entre as pessoas que ilustram essa teoria de ter mais chances de chegar aos 100 anos, estão figuras como Maria Branyas, que até agosto de 2024, era a pessoa mais velha do mundo, com 117 anos, e Jeanne Louise Calment, que viveu até os 122 anos. Ambas nasceram nos meses de março e fevereiro.
Além disso, o estudo também revelou uma curiosidade: um grande número de atletas, como Aitana Bonmatí, Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e Alexia Putellas, nasceu entre janeiro e março. Isso pode indicar que existe uma possível relação entre os meses de nascimentos e o desempenho físico de alto nível.
Apesar disso, é importante destacar que as conclusões do estudo se referem especificamente à população espanhola e não podem ser aplicadas de forma universal, já que as condições climáticas e sazonais variam entre as regiões, como explicado acima.
O impacto do ambiente no envelhecimento
Conforme um artigo da Revista Internacional de Envelhecimento e Longevidade, fatores como o ambiente de nascimento e a exposição a certos vírus podem ter impactos duradouros na saúde de uma pessoa, influenciando diretamente sua expectativa de vida.

O ambiente de nascimento e a exposição a certos vírus podem influenciar significativamente em ter mais chances de chegar aos 100 anos – Foto: Canva/ND