Em evento com Lula, presidente da Petrobras defende exploração na Foz do Amazonas: ‘Faremos tudo de forma extremamente segura’


Magda Chambriard disse que a estatal planeja aumentar a produção de petróleo até 2030, por isso precisa ‘urgente’ de uma reposição de reservas. ‘Teremos no Amapá o melhor aparato de resposta’, afirmou. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e Lula, durante evento em Angra dos Reis (RJ); companhia quer explorar petróleo na Bacia da Foz do Amazonas
Reprodução/CanalGov
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu nesta segunda-feira (17) a pesquisa e exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, iniciativas que são criticadas por ambientalistas.
Magda deu a declaração durante uma cerimônia de anúncio de investimentos na Petrobras em Angra dos Reis (RJ). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento.
A presidente da estatal disse que a companhia está comprometida com o aumento da produção de petróleo até 2030.
Por essa razão, afirmou Magda, é “urgente” uma “reposição de reservas”, que só será possível com pesquisa na chamada Margem Equatorial, onde está localizada a Bacia da Foz do Amazonas.
“Se nós obtivermos a licença [ambiental], presidente Lula, faremos tudo de forma extremamente segura. Quanto a isso o senhor pode ficar absolutamente tranquilo. Sendo possível a licença, nós teremos no Amapá o melhor aparato de resposta à emergência já visto no mundo”, declarou Magda Chambriard.
O processo para a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas está sob análise técnica do Ibama.
Lula critica IBAMA e defende exploração de petróleo na margem equatorial
🛢️ O tema opõe, desde o início do governo, órgãos ambientais como Ibama e Ministério do Meio Ambiente e instâncias ligadas à extração do óleo, como Petrobras e Ministério de Minas e Energia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende que sejam feitas pesquisas na região e tem falado sobre o assunto em entrevistas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.