
As Forças Armadas de Israel informaram, nesta segunda-feira (17), que um dos principais líderes do Hamas foi morto durante um ataque planejado da corporação. A ação ocorreu na área de Sidon, terceira maior cidade do Líbano.

Conflito Israel x Hamas chega a 500 dias Abdel Kareem Hana/ Associated Press/ Estadão Conteúdo/ ND
As Brigadas Qassam, força militar do Hamas no Líbano, confirmaram que Muhammad Shaheen, também conhecido como “Abu Al-Baraa”, morreu após um ataque aéreo.
Quem é o Muhammad Shaheen?
Segundo informado pelo portal árabe, Roya News, Shaheen foi um alto funcionário do Hamas e se tornou uma figura proeminente na “Batalha do Tufão de Aqsa”, que ocorreu em 2023.
Muhammad Shaheen também teria desempenhado papéis importantes desde a missão em Al-Aqsa. Ele era irmão de outro líder do Hamas, Hamza Shaheen. A família tem forte envolvimento com a milícia radical.

Líder do Hamas foi morto durante ataque organizado pelas Forças Armadas de Israel – Foto: Roya News
“Sua morte representa uma perda significativa para a liderança do grupo”, informou o Roya News sobre o assassinato de Muhammad Shaheen.
As Brigadas Qassam, no comunicado, afirmaram que continuarão resistindo à ocupação israelense e que lutarão pela libertação da Palestina.
Morte de líder do Hamas foi comunicada nas redes sociais
O ataque bem-sucedido foi informado através do perfil das Forças Armadas de Israel no X (antigo Twitter).
Na publicação, a IDF afirma que “O chefe do Departamento de Operações do Hamas no Líbano, Muhammed Shaheen, foi eliminado em um ataque preciso da IAF (Força Aérea Israelense) na área de Sidon hoje mais cedo”.

Morte de liderança do Hamas foi comunicada no X (antigo Twitter) – Foto: Israel Defense Forces/@IDF/X
“Shaheen foi eliminado após planejar recentemente ataques terroristas, dirigidos e financiados pelo Irã”, diz a publicação. Segundo as Forças Armadas, o líder do Hamas “foi uma importante fonte de conhecimento, responsável durante a guerra por vários ataques terroristas contra civis israelenses”.