Tapinhas no bumbum de gatos: por que os felinos adoram receber carinho

Não é segredo para nenhum tutor que os famosos tapinhas no bumbum de gatos os deixam muito felizes. Conhecido como um gesto carinhoso, ele pode significar muito mais do que apenas uma carícia.

A imagem mostra um gato feliz

Dar tapinhas no bumbum de gatos pode desencadear várias reações no organismo felino – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Tapinhas no bumbum de gatos podem ser prazerosos

De acordo com o veterinário Sérgio Vinícius Jansen, os gatos têm muitas terminações nervosas nessa região, o que a torna muito sensível ao toque.

“Quando você dá tapinhas, está estimulando esses nervos, o que pode gerar uma resposta prazerosa”, explica.

O contato com as terminações, segundo o veterinário Kaio Ebert, pode liberar neurotransmissores, como a endorfina. A liberação de endorfina em felinos causa sensações de bem-estar e prazer.

Além de ativar inúmeras terminações nervosas, os tapinhas no bumbum de gatos podem desencadear a liberação de feromônios. Isso porque, próximo da região traseira dos felinos, existem glândulas que liberam essas substâncias.

Os feromônios servem como uma forma de comunicação entre os indivíduos da espécie, aderindo nas superfícies de objetos.

Por isso, caso o gato sinta prazer ao receber tapas no traseiro, é provável que esteja secretando feromônios relacionados ao bem-estar.

Nem todos os gatos gostam da carícia

Apesar de apresentar vários pontos positivos aos felinos, segundo Kaio Ebert, nem todos os gatos curtem os tapinhas carinhosos.

O especialista Vinícios Jansen também revela que, assim como os humanos, cada gato possui uma sensibilidade individual ao toque.

Seja por dor, condição médica (algum problema na coluna, por exemplo) ou até experiências negativas associadas ao toque na região, o gato pode não apreciar o contato e até mesmo ficar agressivo.

Por isso, antes de dar os tapinhas no bumbum de gatos, é preciso ficar atento aos sinais de desconforto nos pets, para que a carícia não se torne desagradável ao animal.

A imagem mostra pessoas dando tapinhas no bumbum de gatos

Antes de dar os tapinhas no bumbum de gatos, é preciso ficar atento aos sinais de desconforto nos pets – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.