
Protesto ocorreu neste domingo (16). Tiago Gonçalves de Oliveira tinha 38 anos e foi atingido por um carro quando saiu para pedalar na Floresta Nacional de Brasília, no dia 1º de janeiro; suspeito ficou 35 dias preso e, agora, responde em liberdade. Ciclistas instalam bicicleta branca no local onde empresário morreu atropelado no DF
Ciclistas instalaram, neste domingo (16), uma bicicleta branca no local onde o empresário Tiago Gonçalves de Oliveira, de 38 anos, morreu atropelado no Distrito Federal. O acidente ocorreu no dia 1º de janeiro, quando a vítima saiu para pedalar na Floresta Nacional de Brasília (relembre o caso abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
No protesto, mais de 100 ciclistas fizeram o mesmo percurso feito por Tiago, na BR-070. Além da “pedalada”, foram colocadas faixas na rodovia com os dizeres: “Tiago vive”, “Justiça” e “Não foi acidente” (veja vídeo acima).
Ciclistas fazem protesto e pedem justiça pela morte de empresário atropelado no DF
TV Globo/Reprodução
O suspeito de atropelar o empresário, Andeilson de Jesus de Souza ficou 35 dias preso e saiu após a Justiça conceder habeas corpus. Na decisão, o juiz considerou que a liberdade do motorista “não oferece risco à ordem pública ou à instrução criminal” e disse ainda que “o caso foi grave, sim”, mas ele questionou se foi mesmo um homicídio doloso.
Para amigos e familiares, o atropelamento foi doloso, ou seja, com intenção de matar. O g1 tenta contato com a defesa de Andeilson.
O pedal de protesto terminou no ponto exato, onde Tiago foi atingido. O local, agora, tem uma bicicleta branca em memória do ciclista.
Bicicleta branca instalada no local onde empresário foi atropelado no Distrito Federal
TV Globo/Reprodução
🔎Ghost bike é uma bicicleta branca instalada em locais onde um ciclista foi morto por um veículo. É uma forma de homenagear a vítima e alertar motoristas para que tenham mais cuidado.
O acidente
Vídeo mostra momento em que ciclista é atropelado na BR-070, no DF
Tiago saiu para pedalar na Floresta Nacional de Brasília (Flona), na manhã de ano novo. Ao voltar para casa, ele foi atropelado por um carro, no acostamento da BR-070. Uma câmera do DER flagrou o momento (veja vídeo acima).
As imagens mostram que o carro invadiu o acostamento da rodovia e atingiu o ciclista, por trás e motorista fugiu. Tiago, que era farmacêutico, tinha uma farmácia em Taguatinga Norte. Ele chegou a ser reanimado pelos bombeiros, no entanto, não resistiu.
A polícia foi até a casa de Andeilson de Jesus de Souza, o motorista do carro que atingiu Tiago, mas ele não foi encontrado. O carro do suspeito foi encontrado na sexta (3), em Águas Lindas, pela Polícia Militar de Goiás. O veículo estava com sangue e danificado.
No mesmo dia, Andeilson se apresentou na 17ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga, acompanhado do advogado, para prestar depoimento. Na saída da delegacia, o advogado de Andeilson de Souza afirmou que o motorista não ingeriu bebidas alcóolicas e que o acidente ocorreu após o condutor olhar para o celular.
O suspeito foi preso no dia 4 de janeiro, mas foi solto 35 dias depois e vai responder em liberdade.
LEIA TAMBÉM:
VEJA VÍDEO: Acidentes de trânsito deixam uma pessoa morta e seis feridas no DF
EM 1976: Vídeos em 3D simulam acidente que matou JK em 1976; comissão pode reanalisar episódio
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.