Eurocopa: relembre o campeão da última edição do torneio

Eurocopa 2024 será disputada na AlemanhaDivulgação / Uefa

Uma das camisas mais pesadas entre todas as seleções mundiais, a Itália mostrou sua força durante a Eurocopa de 2021. A equipe liderada pelo técnico Roberto Mancini passou pelas favoritas e conquistou a taça.

Com brilho de Immobile, Insigne e, principalmente Donnarumma, a Azzurra voltou a ser campeã de um título de expressão após 15 anos.

Primeira fase A Itália não passou sufoco, conquistou vaga no mata-mata de forma tranquila e ainda conseguiu a melhor campanha no geral. Ao todo, foram três vitórias, sete gols marcados e nenhum sofrido. Veja abaixo os resultados da Azzurra na fase de grupos da última Euro:

Turquia 0 x 3 Itália Itália 3 x 0 Suiça Itália 1 x 0 País de Gales

Oitavas de final Com a boa primeira fase da Itália, a expectativa era de que uma vitória tranquila viria contra a Áustria, o que não aconteceu. Na prorrogação, o time italiano marcou duas vezes com Chiesa e Pessina. Kalajdzic até chegou a descontar, mas era tarde.

A partida foi marcada pelo protagonismo do técnico Mancini, visto que os dois atletas que ele colocou ao longo do jogo marcaram os gols da classificação.

Quartas de final Itália e Bélgica se enfrentaram e fizeram um dos melhores jogos da competição. Em duelo movimentado, Barella e Insigne marcaram os gols da vitória da equipe italiana. Lukaku descontou.

Semifinal Para mais de 60 mil pessoas que lotaram o Wembley, Itália e Espanha fizeram bonito e realizaram um grande jogo.

No tempo normal, Chiesa abriu o placar para a Azzurra e Morata marcou o de empate. Nos pênaltis, Donnarumma defendeu a cobrança do mesmo Morata e viu o ítalo-brasileiro Jorginho converter o pênalti que garantiu a vaga na grande decisão.

Final Dona da casa e favorita na grande final, a Inglaterra abriu o placar contra a Itália logo aos dois minutos do primeiro tempo, com o lateral Luke Shaw. Nas arquibancadas, a sensação era de que o título chegaria. O grande problema estava no gol italiano.

Além do tempo regulamentar decisivo, Donnarumma contou com a ajuda do ídolo Bonucci, que empatou o jogo.

Na decisão por pênaltis, Berardi, Bonucci e Bernardeschi marcaram para Itália. Com os erros de Rashford, Sancho e Saka, a Itália conquistou a Eurocopa 2020.

Melhor jogador Decisivo na semi e na grande final, Donnarumma, que seria anunciado pelo PSG pouco depois, foi eleito o melhor goleiro do torneio e craque da competição.

“Nós demos muita alegria aos italianos (com o título da Eurocopa), foi uma emoção indescritível. Estou muitíssimo orgulhoso, era um sonho realmente, e era o destino que eu fosse transferido para o PSG, para estar aqui (Paris). Sou jovem, ainda tenho muita estrada pela frente, mas esse prêmio com certeza é fruto do trabalho cotidiano que venho fazendo, com atenção aos detalhes. Tenho que agradecer aos meus companheiros de clube, e também do meu clube anterior, que me ajudaram muito”, disse o goleiro após o prêmio.

Veja o elenco italiano que participou da campanha: Goleiros: Gianluigi Donnarumma, Alex Meret e Salvatore Sirigu. Defensores: Francesco Acerbi, Alessandro Bastoni, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini, Giovanni Di Lorenzo, Emerson Palmieri, Alessandro Florenzi, Gianluca Mancini, Leonardo Spinazzola e Rafael Toloi. Meias: Nicolo Barella, Bryan Cristante, Jorginho, Manuel Locatelli, Lorenzo Pellegrini,Matteo Pessina, Stefano Sensi e Marco Verratti. Atacantes: Andrea Belotti, Domenico Berardi, Federico Bernardeschi, Federico Chiesa, Ciro Immobile, Lorenzo Insigne e Matteo Politano.

Veja abaixo galeria de fotos do título da Itália:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.