

Sua encomenda não chegou e você ficou no prejuízo? Saiba como resolver a situação – Foto: Banco de Imagens/ND
Já passou pela frustração de não receber uma encomenda feita pela internet? Além do prejuízo financeiro, o transtorno de tentar resolver o problema pode gerar estresse. Para te ajudar nesse processo, reunimos as principais causas de atrasos e extravios e o que você pode fazer em cada caso.
As informações são do Governo Federal, que orienta como primeiro passo verificar a localização da sua encomenda.
Encomenda não chegou? Veja o que pode ter acontecido e como resolver
Sua compra foi realizada em um site nacional ou internacional? Identificar isso é o primeiro passo para saber como agir.
Caso o produto ainda não tenha chegado ao Brasil, verifique seu código de rastreamento no site onde a compra foi realizada e qual foi a empresa escolhida para transportar a sua encomenda. No Brasil, operam os Correios e mais de 40 empresas de courier que operam com pacotes internacionais.

Em caso de compras internacionais, o primeiro passo é sempre checar se sua encomenda está ou não no Brasil – Foto: Banco de Imagens/ND
Verifique, então, se o prazo de entrega é próximo do tempo informado pelo site onde a compra foi feita. Consulte a situação da encomenda na página de rastreamento do site do transportador e verifique se há registro de chegada da encomenda no Brasil.
Caso a sua encomenda não tenha chegado no prazo informado, entre em contato com o site que realizou a venda do produto.
Sua encomenda pode ter sido extraviada ou danificada durante o transporte para o Brasil.
Nesses casos, o ideal é contatar o site onde a compra foi feita para obter informações ou registrar uma reclamação. Se não for esse o problema, sua encomenda pode não ter sido entregue por CPF ausente, irregular ou com dados incorretos. Veja como agir nestas siutações:
- CPF não foi informado pelo remetente aos órgãos de fiscalização: Se o site não repassou seu CPF aos Correios ou à transportadora, a declaração da encomenda não pode ser formalizada junto à Receita Federal. Sem isso, a importação não é aprovada. Para ajudar a resolver esse problema, o Governo Federal disponibiliza um passo a passo com orientações;
- O CPF foi informado, mas com a situação cadastral irregular na Receita Federal: diante desse cenário, a encomenda será devolvida ao exterior. Por isso, antes de efetuar sua primeira compra na internet, verifique se seu CPF está com os dados corretos e situação regular na base de dados da Receita Federal;
- CPF não correspondente ao nome do destinatário informado: neste caso, a encomenda também será devolvida ao exterior. É indicado regularizar o seu cadastro no site de comércio eletrônico onde realizou a compra internacional.
Sua encomenda também pode estar em análise pela Receita Federal. Para verificar, consulte o rastreamento no site da transportadora e veja se ela foi selecionada para fiscalização. Se for o caso, é preciso aguardar a análise. Mas atenção: a Receita não é o único órgão que pode reter sua encomenda.

Sua compra pode estar em análise por órgãos fiscais federais – Foto: Banco de Imagens/ND
Ela também pode passar por fiscalização de órgãos anuentes, como Anvisa, Exército, Vigiagro, Ibama, Anatel, entre outros.
Pagamento de impostos e serviços

Compras internacionais podem estar sujeitas a impostos – Foto: Banco de Imagens/ND
Para compras realizadas em sites de comércio eletrônico certificados no Programa Remessa Conforme, o pagamento dos impostos e serviços é realizado no momento da compra na página do site. Para os demais casos, o pagamento é realizado no site dos Correios ou das empresas de courier.
Isso acontece até 20 dias corridos após a autorização de todos os órgãos de fiscalização, e a entrega do objeto comprado depende do pagamento.
Para que a compra seja entregue, o destinatário deverá acessar a página Minhas Importações, realizar o login, podendo imprimir o Demonstrativo de Impostos e Serviços, e efetuar o pagamento. A encomenda seguirá para entrega após a confirmação do mesmo.
Meu pacote foi liberado e os impostos foram pagos, mas ainda não chegou
Se a encomenda já foi liberada e os impostos pagos, a entrega depende da transportadora.
Em caso de extravio ou dano, entre em contato com os Correios ou a empresa de courier.