
O Caminho de Santiago de Compostela, com destino final na Espanha, é uma das rotas de peregrinação mais famosas e procuradas em todo o mundo. A partir de 2017 se tornou mais fácil para brasileiros e especialmente catarinenses completá-la. Uma parte do Caminho de Compostela pode ser feito na capital de SC e somado ao percurso traçado na Europa.

Morro do Rapa tem um dos visuais mais bonitos do Caminho Brasileiro de Santiago, em Florianópolis – Foto: Marco Santiago/ND
Para receber o Compostelana, certificado de conclusão do caminho, é preciso percorrer ao menos 100 quilômetros a pé ou 200 de bicicleta em uma das rotas oficiais até chegar à Catedral de Santiago de Compostela.
O trajeto em Florianópolis agrega pouco mais de 20 quilômetros e deve ser continuado, na Europa, a partir da cidade espanhola da Coruña.
O percurso por praias, estradas e trilhas no Norte de Florianópolis pode ser apenas o começo de uma jornada de desafios físicos, emocionais e muita superação e autoconhecimento. A peregrinação é em verdade um caminho espiritual de ampliação de horizontes e abertura de mente-coração.
Ainda que você não queira ou não possa continuar a caminhada na Europa, o Caminho de Compostela catarinense tem riqueza por si só. Diz-se que o verdadeiro caminho começa quando a peregrinação termina.
Saiba a seguir como fazer parte da rota do Caminho de Santiago de Compostela, em Florianópolis, e o mapa do percurso que preparamos para você.
Como é o Caminho de Compostela em Florianópolis
O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela inicia na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro de Canasvieiras, e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ingleses do Rio Vermelho. Nada impede o caminhante de fazer a ordem contrária (Ingleses – Canasvieiras), embora as placas de sinalização estejam voltadas para o outro sentido.
Se percorrido apenas pelo asfalto, o caminho mais direto e rápido entre as duas igrejas daria em torno de nove quilômetros. O percurso, entretanto, contorna o extremo Norte de Florianópolis, multiplicando a distância em 21 quilômetros.
Além das vias asfaltadas, o caminhante percorre muitos trechos em meio à natureza, exigência para ser considerado parte da peregrinação oficial. Areia, trilhas, morros e muito mar fazem parte do caminho. Por conta das placas de sinalização ao longo do percurso ele é considerado autoguiado.
Tempo de caminhada
O tempo necessário para percorrer o Caminho de Compostela de Florianópolis depende do ritmo e condicionamento de cada um. Ele pode ser concluído em apenas um dia, em uma média de oito horas, já contando com paradas para lanche.
Assim como é feito na Europa, o percurso brasileiro também pode ser dividido em mais de um dia, sem qualquer prejuízo relacionado ao certificado de conclusão. Como boa parte da rota é em área urbana, dá para se hospedar em algum lugar e seguir a caminhada no próximo dia.
Nível de dificuldade

Subida ao Morro do Rapa é o trecho mais difícil do Caminho de Compostela em Florianópolis – Foto: ACACSC/Divulgação
Quanto ao nível de dificuldade, ele varia dependendo do trecho do percurso. Em geral, fica entre fácil e moderado, já que boa parte do trajeto é pela praia ou por vias urbanas. Entretanto, a trilha pelo Morro do Rapa, entre a Praia da Lagoinha e a Praia Brava, é considerada de alto nível de dificuldade.
São apenas dois quilômetros pelo Morro, mas que levam em média 2h40 para serem percorridos. O terreno é bastante íngreme e úmido, o que o torna por consequência também escorregadio.
Por outro lado, e como forma de inspiração, saiba que é esse o trecho com as vistas mais bonitas de todo o caminho. Já para quem não quiser ou puder subi-lo, há uma outra opção no roteiro (mostramos no mapa ao final).
Por fim, entre a Praia Brava e a Praia dos Ingleses é preciso percorrer uma trilha em meio à mata no Morro da Feiticeira, essa de intensidade moderada.
O que é preciso para fazer o Caminho de Compostela em Florianópolis
Ter vontade e disposição (além de condicionamento). O caminho de compostela em Florianópolis é aberto, gratuito, não requer autorizações ou agendamentos para percorrê-lo, nem guia. Ainda assim é sempre positivo estar na companhia de alguém e não fazê-lo sozinho.
O que levar na bagagem
Uma pequena mochila com itens essenciais é suficiente para quem vai percorrer o Caminho de Compostela em Florianópolis em um dia. Fora isso, roupas confortáveis e calçados apropriados são indispensáveis. Confira o checklist:
- Roupas frescas e confortáveis;
- Calçado próprio para trilha;
- Protetor solar e repelente;
- Boné ou chapéu;
- Material de primeiros socorros (pomadas para picadas, esparadrapo, gaze, antisséptico, remédio para dor e alergia, entre outros);
- Capa de chuva ou guarda-chuva;
- Cajado de apoio para caminhada;
- Água (no mínimo 1 litro);
- Lanches e frutas.
Alimentação e hospedagem
Os trechos do caminho que passam por áreas urbanas contam com bares, lanchonetes e pequenos mercados, onde é possível parar para um lanche ou comprar comida e bebida “para viagem”.
É o caso dos trechos de Canasvieiras até Ponta das Canas, da Praia da Lagoinha e da Praia Brava. Importante estar abastecido especialmente para as duas trilhas, no Morro do Rapa e no Morro da Feiticeira. Para isso, olho no roteiro para conferir os trechos que antecedem a mata e garantir especialmente água o suficiente.
Para hospedagem, vale a mesma “máxima”: nas partes urbanas do percurso há algumas possibilidades.
Melhor época do ano e horário para fazer o Caminho de Compostela
Não há propriamente uma melhor época do ano para se fazer o trecho do Caminho de Compostela em Florianópolis. A escolha vai depender das preferências de temperatura de cada caminhante.
Estações mais quentes podem ser mais cansativas e períodos de forte chuva não são aconselháveis, por tornarem o terreno das trilhas mais escorregadios.
O mesmo vale para o horário do dia. Há quem prefira começar logo pela manhã, outros à tarde e até à noite. Por segurança, é importante evitar as trilhas ao escurecer. Em caso de necessidade de ajuda ou socorro, pode ser mais difícil.
Credencial e validação para o caminho europeu

Credencial do peregrino – Foto: ACACSC/Divulgação
Quem deseja fazer o Caminho Brasileiro de Santiago, em Florianópolis, para completá-lo na Europa e quiser receber o certificado de conclusão do percurso, a Compostelana emitida pela Catedral de Santiago de Compostela, vai precisar emitir a Credencial do Peregrino, que servirá de comprovação da realização do trajeto brasileiro.
A credencial é emitida pela secretaria da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canavieiras, e também pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC) e tem o custo de R$ 20 (valor de setembro de 2024).
Não é necessário agendar para fazer a credencial, mas é importante entrar em contato com antecedência por conta de seus horários de funcionamento.
De posse desse documento, o caminhante o carimba nas igrejas ao longo do percurso (ao todo são quatro) e comprova, dessa forma, que concluiu os 21 quilômetros integrantes do Caminho de Compostela, em Florianópolis.