Superintendente do Dnit diz que cancelas dos pedágios da BR-324 não devem ser abertas no São João; limite de velocidade vai aumentar

pedágio - viabahia Dnit
Foto: Divulgação/ViaBahia

O superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Roberto Alcântara de Souza, esteve em Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (9), onde visitou algumas obras que estão sendo realizadas na BR-324, no Anel de Contorno, em Feira de Santana. Ele conversou com o Acorda Cidade sobre o andamento dessas obras e também falou sobre a possibilidade da abertura das cancelas das praças de pedágio como forma de dinamizar o fluxo de veículos durante o período de festejos juninos.

Superintendente do dnit Roberto Alcântara
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com Roberto Alcântara, em torno de 25 a 30 mil veículos trafegam pela BR-324 por dia. Neste período de São João a estimativa é que este número chegue a 80/100 mil veículos por dia, o que deve aumentar a possibilidade de congestionamento. Apesar disso, o superintendente informou que estudos técnicos foram realizados e que não deve ocorrer a abertura das cancelas.

“Essa é uma preocupação do governador Jerônimo Rodrigues. Os técnicos estão se debruçando sobre a viabilidade, tivemos uma reunião com diversos órgãos para que pudéssemos avaliar as medidas que podem ser adotadas para aumentar a fluidez nas praças de pedágio. Tecnicamente se avaliou que você vem numa pista duplicada e após as cancelas de pedágio, tem cinco faixas. Logo depois estreita novamente para duas faixas, então haverá um conflito e será um ponto de retenção. Para além de aumentar a retenção, há também um risco de colisão”, explicou.

Velocidade

Outro assunto que tem gerado expectativa de quem trafega pela BR-324 é o limite de velocidade. Segundo o superintendente do Dnit, o limite vai ser alterado de 50 para 60 quilômetros por hora.

“Vamos adotar a providência de aumentar a velocidade de 50 para 60 quilômetros. A gente fez a redução no trecho da chegada da praça de pedágio devido a mudança com a saída da Viabahia. Agora, passados mais de 20 dias, isso nos permite aumentar novamente para 60 quilômetros”.

Obras em trecho do Anel de Contorno

Sobre as obras que estão sendo executadas em um trecho do Anel do Contorno, o Superintendente Roberto Alcântara informou que o local foi priorizado, por ser um trecho de via urbano. Ele avalia que o local estava praticamente abandonado.

Superintendente do Dnit fala sobre obras no Anel de Contorno
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Assumimos as BRs 324 e 116 depois de muitos anos de concessão da Viabahia de modo que a avenida Eduardo Fróes até a saída pra Serrinha, era administrada pela Viabahia, mas sem a devida manutenção. Por se tratar de uma avenida urbana, nós priorizamos a manutenção daquele trecho. São 7.2 quilômetros que já foram concluídos. Nessa primeira etapa realizamos serviços de fresagem, sinalização, melhorias no acostamento. Agora estamos seguindo com serviço de tapa buraco, que traz segurança, e também estamos com esse mesmo serviço na BR-324, sentido Feira de Santana/Salvador”, afirmou.

Ele informou ainda que um trecho do Anel de Contorno, próximo a Pousada da Feira, onde a população está reclamando de muitas crateras, está recebendo serviços de recuperação do piso. “Acredito que esse serviço já esteja sendo finalizado. Estamos com três equipes de tapa buraco. Temos tido algum nível de dificuldade em virtude das chuvas, que atrapalha um pouco o andar das obras”.

Duplicação do Anel de Contorno

Com relação as obras de duplicação do Anel de Contorno, o superintendente informou que devem ser iniciadas até o final do mês de junho. A previsão é que toda obra seja finalizada no final de ano de 2026.

“A empresa está concluindo a mobilização de funcionários, equipamentos, matéria prima e a expectativa é que até o final do mês as obras já tenham início. Por se tratar de uma obra urbana, todo um planejamento deve ser feito e boa parte dessas obras serão executadas dentro do próprio canteiro de obras e depois os materiais são transportados para o local onde serão implantados”.

Alça do viaduto da Nóide Cerqueira com a BR-324

Questionado sobre a viabilidade do Dnit executar uma obra para a construção de uma alça no viaduto da Nóide Cerqueira com a BR-324, o superintendente explicou que por ser uma obra do governo do estado, o Dnit não tem gestão. “Qualquer incremento que venha a ser feito, tem que ser pelo governo do estado”.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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