
O programa Farmácia Popular do Brasil passou a oferecer todos os seus 41 medicamentos de forma gratuita, beneficiando mais de um milhão de pessoas anualmente. A medida, anunciada nesta quinta-feira (13),vai beneficiar idosos ao ofertar sem cobrança frauda geriátrica e dapagliflozina.
“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Segundo dados do último Censo, divulgado em 2022, a população de idosos de 60 anos ou mais é de 32.113.490 pessoas, sendo 17.887.737 (55,7%) eram mulheres e 14.225.753 (44,3%) eram homens. O número de pessoas da terceira idade cresceu 57,4% em 12 anos.
Entre os itens disponíveis, estão medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia, doença de Parkinson e glaucoma, além de fraldas geriátricas e dapagliflozina, um medicamento indicado para diabetes.
A ampliação do acesso aos medicamentos pelo programa foi resultado de um processo de expansão entre 2022 e 2024, período em que o número de beneficiários cresceu em quase 20%, alcançando aproximadamente 24,7 milhões de pessoas.
A iniciativa incluiu o credenciamento de novas farmácias privadas, especialmente em municípios vulneráveis que participam do programa Mais Médicos.
Após um intervalo de oito anos sem credenciamento de novas unidades, o programa voltou a aceitar farmácias em 2023.
“Abrimos o credenciamento para 758 cidades que ainda não contavam com o Farmácia Popular. Esse programa estava destruído no governo anterior, com relatórios do TCU e CGU, mas graças à Emenda da Transição e empenho do presidente Lula, conseguimos retomá-lo”, declarou a ministra.

A ampliação do programa Farmácia Popular também resultou em um aumento no acesso a medicamentos gratuitos, beneficiando especialmente os idosos e integrantes do Bolsa Família.
Entre os itens incluídos no programa, estão remédios para asma, diabetes, hipertensão, osteoporose e contraceptivos. Em 2024, foi lançada a iniciativa Dignidade Menstrual, com a distribuição de absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O orçamento destinado ao Farmácia Popular foi ampliado nos últimos anos, permitindo um maior investimento na saúde pública. A meta do governo é universalizar o acesso ao programa em todo o território nacional.
Objetivo da Farmácia Popular
O programa, criado em 2004 e retomado em 2023, tem como objetivo garantir que a população tenha acesso a medicamentos essenciais, promovendo a continuidade do tratamento médico e reduzindo as barreiras financeiras para obtenção dos produtos.
O credenciamento de farmácias interessadas em participar do programa segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O processo exige documentação específica e o atendimento às diretrizes do governo para a distribuição dos medicamentos gratuitos.
Itens gratuitos da Farmácia Popular
Remédios para asma:
- brometo de ipratrópio 0,02mg
- brometo de ipratrópio 0,25mg
- dipropionato de beclometasona 200mcg
- dipropionato de beclometasona 250mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg
- sulfato de salbutamol 100mcg
- sulfato de salbutamol 5mg
- Remédios para diabetes:
- cloridrato de metformina 500mg
- cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
- cloridrato de metformina 850mg
- glibenclamida 5mg
- insulina humana regular 100ui/ml
- insulina humana 100ui/ml
- dapagliflozina 10 mg
Remédios para hipertensão:
- atenolol 25mg
- besilato de anlodipino 5 mg
- captopril 25mg
- cloridrato de propranolol 40mg
- hidroclorotiazida 25mg
- losartana potássica 50mg
- maleato de enalapril 10mg
- espironolactona 25 mg
- furosemida 40 mg
- succinato de metoprolol 25 mg
Remédios para anticoncepção:
- acetato de medroxiprogesterona 150mg
- etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- noretisterona 0,35mg
- valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
- Remédio para osteoporose:
- alendronato de sódio 70mg
Remédios para dislipidemia (colesterol alto)
- sinvastatina 10mg
- sinvastatina 20mg
- sinvastatina 40mg
- Remédios para doença de Parkinson:
- carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Remédios para glaucoma:
- maleato de timolol 2,5mg
- maleato de timolol 5mg
- Remédios para rinite:
- budesonida 32mcg
- budesonida 50mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Itens de higiene:
- Fralda geriátrica
- absorvente menstrual