A Algar Telecom concluiu o projeto Fibra Verde: iniciativa que modernizou sua infraestrutura e retirou das ruas cabos metálicos de sua rede, na sua área original de concessão. O trabalho é parte da estratégia da empresa em investir em tecnologia de ponta, alinhada a práticas ambientalmente responsáveis.
A companhia migrou cerca de 180 mil clientes para uma tecnologia com melhor qualidade, evoluindo a conectividade em 108 cidades que agora têm áreas com 100% de fibra óptica. A iniciativa resultou na remoção de 14.400 quilômetros de cabos e 2.400 armários metálicos, que foram destinados à reciclagem conduzida por fornecedores homologados e com certificação de destinação final.
A ação possibilitou a recuperação de 7 mil toneladas de cobre e 1.3 mil toneladas de itens que compunham a rede como alumínio, plástico, ferragens e outros resíduos. A transição para a fibra óptica garante uma melhora significativa do serviço entregue aos clientes, com uma redução de 31% no índice de reparos e de 58% no número de cancelamentos.
“O projeto Fibra Verde é um exemplo do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, afirma Leovaldo Martins, diretor de Engenharia e Operações da Algar Telecom. “O descarte correto dos fios de cobre e demais materiais, não apenas reduz impactos ambientais, mas também promove eficiência energética, preservação de recursos naturais e benefícios socioeconômicos”.